counter hit xanga

Aeronáutica realiza novo Processo Seletivo com 237 vagas

O Comando da Aeronáutica realiza um novo Processo Seletivo (171/2022) para Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica do ano de 2023 (IE/EA EAGS 2023).

Confira as oportunidades

De acordo com o edital, serão preenchidas 237 vagas, nas seguintes especialidades: BET – Eletrônica (40); SAD – Administração (60); SEF – Enfermagem (42); SEL – Eletricidade (20); SIN – Informática (38); SLB – Laboratório (8); SMU 10 – Música Clarinetas: Soprano Baixo (1); SMU 30 – Música Trompa (1); SMU 41 – Música Trombones: Tenor – Baixo (1); SMU 72 – Música Caixa Clara – Bateria – Bombo/ Pratos (1); SOB – Obras (12); SPV – Pavimentação (4); . SRD – Radiologia (5) e STP – Topografia (4).

É importante enfatizar que algumas destas vagas são destinadas aos candidatos que se enquadram nos critérios estabelecidos no edital.

O EAGS é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá-SP, com duração aproximada de um ano e abrange instruções nos Campos Militar e Técnico-Especializado. Durante a realização do Estágio, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EEAR e fará jus à mesma remuneração que percebia por ocasião da matrícula, se militar da ativa da Aeronáutica, ou fixada em lei, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si.

O Curso que terá duração aproximada de um ano. Após a conclusão do Estágio com aproveitamento, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-Sargento e será distribuído e classificado em alguma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER), localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.

Os interessados devem efetuar as inscrições a partir das 10h do dia 10 de janeiro de 2022 até às 15h do dia 3 de fevereiro de 2022, exclusivamente via internet por meio do site da Força Aérea Brasileira.

O pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 80,00 deve ser efetuado até o dia 9 de fevereiro de 2022. No entanto, os candidatos que se enquadram nos critérios especificados no edital podem solicitar a isenção da taxa.

Para concorrer a uma das oportunidades, os candidatos devem comprovar a escolaridade exigida para a função desejada de Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino (para todos os candidatos) e o Curso Técnico de Nível Médio (com exceção da especialidade de música), de forma que possa apresentar, por ocasião da Validação Documental, o certificado, ou diploma, ou declaração de conclusão e o histórico escolar dos referidos cursos, expedidos por estabelecimento de ensino reconhecido pelo órgão oficial federal, estadual, distrital, municipal ou regional de ensino competente; ou ter sido aprovado no Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) de forma que possa apresentar, por ocasião da Validação Documental, o certificado de conclusão do Ensino Médio e do Curso Técnico de Nível Médio; ter idade mínima de 18 anos e não completar 25 (vinte e cinco) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula no EAGS 2023; estar quite com as obrigações eleitorais e se, do sexo masculino, também com as obrigações militares; dentre outros requisitos que constam no edital.

O Processo de Seleção dos participantes será constituído de sete etapas:

  • Prova Escrita;
  • Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  • Prova Pratica da Especialidade (PPE);
  • Avaliação Curricular (AC);
  • EAP;
  • Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);

A Prova Escrita está prevista para ser realizada no dia 24 de abril de 2022, nas seguintes localidades: Belém – PA; Alcântara/São Luís -MA; Recife – PE; Natal – RN; Rio de Janeiro – RJ; Belo Horizonte – MG; São Paulo – SP; São José dos Campos – SP; Campo Grande – MS; Canoas – RS; Santa Maria – RS; Curitiba – PR; Brasília – DF; Manaus – AM; Porto Velho – RO e Boa Vista – RR.

O prazo de validade do presente Processo Seletivo expira-se em cinco dias corridos, a contar da data subsequente à realização da matrícula.

Veja também

IFPR realiza novo Processo Seletivo no Campus Umuarama

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) realiza um novo Processo Seletivo Edital 73/2022, que tem por objetivo o preenchimento...

Empregos

UFRRJ anuncia novo Processo Seletivo para docentes

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) anuncia um novo Processo Seletivo com o objetivo de preencher duas vagas para Professor Substituto,...