IFMS abre 1,6 mil vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul torna público o edital de abertura do Exame de Seleção 2023, com a oferta de 1.670 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio.

As opções são Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia. Há, ainda, uma nova opção de curso, o Técnico em Administração.

Os cursos são oferecidos nos dez municípios em que o IFMS possui campus: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Para participar do Exame de Seleção e concorrer a uma vaga, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro do ano que vem, além de possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome, já que o número deverá ser informado no ato da inscrição.

Para compreender as regras do processo seletivo e não perder os prazos do cronograma, o candidato deve ler a íntegra do Edital nº 061/2022.

No hotsite do Exame de Seleção 2023 também estão disponibilizadas mais informações.

Em caso de dúvidas, o contato com a Comissão Central do Exame pode ser feito pelo e-mail .

Ação afirmativa – Metade das vagas oferecidas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública.

Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta per capita mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição. Para mais informações sobre o assunto, o candidato interessado deverá ler atentamente ao edital de abertura.

Inscrições – Poderão ser feitas a partir de sexta-feira, 12, pela Página do Candidato da Central de Seleção. Só serão aceitas inscrições feitas com o CPF e demais dados do próprio candidato. O valor da taxa é de R$ 20,00.

Será concedida isenção da taxa aos candidatos que apresentarem documento que comprove estarem matriculados ou terem concluído o nono ano do ensino fundamental em escola pública (declarações escolares, boletins ou outros documentos emitidos pela escola) ou que apresentem o CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).

O pedido de isenção deverá ser feito entre 12 de agosto e 23 de setembro, no ato da inscrição, selecionando o item “Isento” no sistema, devendo ser anexado o documento comprobatório.

As inscrições terminam no dia 5 de outubro.

Prova – Será aplicada no dia 23 de outubro, nos dez municípios onde há oferta de vagas.

A prova será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa, 10 de matemática e 10 de conhecimentos gerais, conforme conteúdo programático disponibilizado no edital.

A previsão é de que resultado final do Exame de Seleção e a primeira chamada sejam publicados no dia 21 de dezembro, com matrículas em janeiro de 2023.

Cursos – No ensino técnico integrado, o estudante tem a oportunidade de fazer, ao mesmo tempo, o ensino médio regular e a formação profissional e técnica escolhida. Após se formar, o diploma possibilitará o ingresso na universidade ou no mundo de trabalho.

Todos os cursos são ofertados gratuitamente.

Mais informações sobre cada opção ofertada pelo Exame de Seleção estão disponíveis na página dos Cursos Técnicos Integrados.

Quadro de Vagas

Município Curso Turno*
Vagas
Aquidauana
Técnico em Edificações Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Vespertino 40
Campo Grande Técnico em Administração [NOVO] Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Eletrotécnica Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Mecânica Matutino 40
Vespertino 40
Corumbá Técnico em Informática Matutino 40
Técnico em Metalurgia Vespertino 40
Coxim Técnico em Alimentos Matutino 40
Técnico em Aquicultura Matutino 40
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Matutino 40
Vespertino 40
Dourados Técnico em Administração [NOVO] Matutino 80
Vespertino 40
Técnico em Informática para Internet Matutino 80
Vespertino 40
Jardim Técnico em Edificações Matutino 35
Técnico em Informática Matutino 35
Naviraí Técnico em Agricultura Matutino 80
Técnico em Informática para Internet Matutino 80
Nova Andradina Técnico em Agropecuária Matutino e Vespertino 80
Técnico em Informática Vespertino 80
Ponta Porã Técnico em Agricultura Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Vespertino 40
Três Lagoas Técnico em Eletrotécnica Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Vespertino 40

Veja mais