IFC Camboriú oferece 245 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio

O Instituto Federal Catarinense (IFC) está com as inscrições abertas, até 16/09, para o processo seletivo para os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. São ofertadas 2270 vagas em 17 cursos, distribuídas entre os quinze campi da instituição, com ingresso no primeiro semestre de 2023.

No IFC Camboriú são 245 vagas divididas entre os cursos técnicos em: Agropecuária (105 vagas), Controle Ambiental (35), Hospedagem (70) e Informática (35). Todos os cursos são totalmente gratuitos: não há taxa de matrícula, mensalidade ou cobrança por material.

Os Processos Seletivos do IFC realizam reserva de vagas através do Sistema de Ações Afirmativas (cotas), estabelecidas nos termos da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016, do Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012, do Decreto nº 9.034, de 20 de abril de 2017 e da Portaria Normativa nº 9, de 5 de maio de 2017 e da Portaria nº 1.117, de 01 de novembro de 2018, mediante a comprovação das respectivas condições por meio de documentos.

Inscrições

As inscrições ficam abertas até o dia 16/09, e serão feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal do Candidato. O valor da taxa de inscrição é de R$25,00.

Para participar do processo seletivo, o candidato precisa ter concluído somente o ensino fundamental e realizar a inscrição pelo Portal do Candidato IFC: candidato.ifc.edu.br . No site, o interessado deve proceder o cadastro no sistema, escolher o curso, critério e ação afirmativa (se optar) ou ampla concorrência. Os candidatos que não possuem acesso à internet poderão fazer a inscrição em terminais disponíveis na Coordenação Geral de Ensino Técnico, no IFC Camboriú.

É importante salientar que, a partir desta edição do certame, por força de legislação, todos os processos seletivos do IFC exigirão que os candidatos e candidatas possuam cadastro no sistema gov.br para se inscrever.

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO

PASSO-A-PASSO: COMO FAZER SUA INSCRIÇÃO

As dúvidas sobre o processo de inscrição podem ser sanadas pelo aqui . O documento contém informações detalhadas sobre todas as etapas do processo, como o cronograma de atividades, os locais e procedimentos de inscrição, o funcionamento e as exigências do Sistema de Ações Afirmativas (cotas), a distribuição das vagas em cada modalidade e os detalhes sobre a realização das provas, entre outras. Por isso, a leitura atenta do documento é essencial.

Para outras dúvidas não contempladas no link, entre em contato com a Coordenação Geral de Avaliação e Ingresso do IFC, por meio do endereço eletrônico: [email protected]

Retorno das provas

A seleção atual marca ainda a volta da aplicação do Exame de Classificação — ou seja, a realização de provas — como método de seleção para os cursos técnicos integrados ao ensino médio. Devido à pandemia de Covid-19, os últimos dois certames foram realizados em formato de sorteio, para garantir a segurança tanto dos candidatos quanto dos servidores do IFC e demais envolvidos na realização da seleção. Com o panorama sanitário mais controlado, a realização do exame de classificação será retomada, conforme previsto no regulamento de ingresso do IFC.

A prova será realizada no dia 06 de novembro de 2022, às 14h. O fechamento dos portões da instituição será às 13h50.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL Nº 47/2022

 

Categorias:

Veja mais