📚 Black Friday: 12% OFF nas Apostilas!

Garanta agora o melhor material para seus estudos!

Aproveitar!
Início Notícias Concursos USP tem concurso público que não tinham cotas suspenso pela Justiça

USP tem concurso público que não tinham cotas suspenso pela Justiça

0

A Justiça de São Paulo suspendeu, em caráter limitar, as inscrições abertas de um concurso da Universidade de São Paulo (USP) para procurador, analista administrativo e médico veterinário.

O processo seletivo não previa reserva de vagas para pretos, pardos e indígenas, conforme previsto em lei federal. As provas dos concursos seriam realizadas entre abril e maio.

A ação foi movida pela Defensoria Pública de São Paulo. Na decisão, a juíza Luiza Barros Rozas Verotti, da 13° Vara, aponta que respeitar a lei é fundamental “superar o racismo estrutural e institucional”.

“A interpretação teleológicase funda na necessidade de superar o racismo estrutural e institucional ainda existente na sociedade brasileira, e garantir a igualdade material entre os cidadãos, por meio da distribuição mais equitativa de bens sociais e da promoção do reconhecimento da população afrodescendente.”

“A pontuação diferenciada para pretos, pardos e indígenas, portanto, possui caráter vinculante e deve ser cumprida pela Administração Pública, sob pena de tornar o comando legal meramente simbólico.”

No texto, a juíza também destaca que a Defensoria notificou a USP, mas a universidade não apresentou resposta em tempo hábil, o que prejudicaria os concorrentes, caso a solicitação fosse atendida. Por isso, foi determinada a suspensão das provas.

“A tardia procedência do pedido acarretaria aos candidatos pretos, pardos e indígenas desvantagem nos aludidos certames, caso a providência seja concedida apenas ao final da demanda.”

Fonte: G1

Sair da versão mobile