Saiba como receber a restituição do Imposto de Renda no primeiro lote e antecipar o recebimento do valor pago a mais para a Receita. O programa de Imposto de Renda realiza o cálculo e verifica se o contribuinte pagou a quantia devida ou não.
Caso tenha pago a mais, o contribuinte pode receber a restituição, que será paga em cinco lotes, a partir do dia 31 de maio. Para garantir a inclusão no primeiro lote, é possível seguir algumas regras da Receita e estratégias simples.
Além dos grupos prioritários, qualquer contribuinte pode ser beneficiado, basta ficar atento às regras e seguir as orientações. Veja o texto completo para saber como receber a restituição no primeiro lote.
Restituição do Imposto de Renda 2023
O pagamento das restituições do Imposto de Renda 2023 já começarão no dia 31 de maio. Serão, ao todo, cinco lotes, conforme as datas abaixo:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro
É importante lembrar que nem todos os contribuintes têm direito à restituição do Imposto de Renda. Somente aqueles que pagaram a mais do que era devido. Esse cálculo é feito automaticamente pelo programa da Receita Federal após o contribuinte entregar a sua Declaração de Imposto de Renda.
Se você incluiu despesas dedutíveis na sua declaração, é provável que também receba a restituição. Por exemplo, gastos com saúde, previdência, educação, dependentes, entre outros. Além disso, trabalhadores CLT que tiveram Imposto de Renda retido na fonte também podem ter direito a valores na restituição.
Como receber no primeiro lote de restituição?
É importante ressaltar que há um grupo prioritário legalmente definido para o recebimento da restituição do Imposto de Renda. São eles: pessoas com deficiência (física, mental ou moléstias graves), idosos com 60 anos ou mais e contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério. Os idosos acima de 80 anos têm prioridade absoluta dentro desse grupo.
Além disso, a data de entrega da declaração e a opção de pagamento da restituição também influenciam na ordem de recebimento. Quem entrega a declaração mais cedo, por exemplo, tende a receber a restituição nos primeiros lotes. Em 2023, o prazo de entrega começou em 15 de março e vai até 31 de maio.
Outras formas de entrar nos primeiros lotes de restituição incluem optar pela declaração pré-preenchida ou escolher o Pix para o recebimento do valor. Fique atento a essas opções para garantir a restituição o mais cedo possível.
Para consultar a restituição, o governo disponibilizou o site www.gov.br/pt-br/servicos/consultar-restituicao-de-imposto-de-renda.