Todos os trabalhadores com registro formal e carteira assinada possuem um registro no Programa de Integração Social (PIS). O abono salarial do PIS funciona como um 14º salário e pode chegar ao valor de até um salário mínimo. Saiba se você tem direito a esse benefício e como consultar sua elegibilidade.
Uma boa notícia é que um novo grupo de trabalhadores foi contemplado pelo PIS e o abono salarial foi antecipado, permitindo que o saque seja feito imediatamente na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil, os bancos responsáveis pelo gerenciamento do benefício trabalhista.
Em abril, o governo federal iniciou os repasses do PIS para os trabalhadores nascidos nos meses de maio e abril, e o pagamento ocorreu no dia 17. Além disso, um lote extra para novos beneficiários foi liberado, incluindo aqueles que nasceram entre janeiro e abril, mas não receberam na data correta de acordo com o calendário.
Para receber o benefício, é necessário estar cadastrado no programa há pelo menos cinco anos e ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior ao pagamento. No entanto, há outras exigências que precisam ser atendidas.
Para ter direito ao PIS, é necessário cumprir requisitos
- Estar cadastrado no programa há pelo menos cinco anos;
- Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior ao pagamento;
- Ter recebido remuneração média de até dois salários-mínimos por mês durante o período trabalhado.
- Além disso, é necessário que a empresa onde você trabalhou tenha informado corretamente seus dados no Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS). Caso contrário, você não poderá receber o PIS mesmo que cumpra os demais requisitos.
Como consultar o PIS
A consulta ao PIS pode ser feita de diversas maneiras. A mais simples é acessando o site da Caixa Econômica Federal. Dessa forma, deve-se informar o número do seu NIS (Número de Identificação Social) ou CPF e a senha cadastrada.
Também é possível fazer a consulta pelo telefone, ligando para o número 0800 726 0207, ou ir pessoalmente a uma agência da Caixa Econômica Federal.
Passo a passo
- Acesse o site da Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br) ou baixe o aplicativo CAIXA
- Trabalhador disponível para Android e iOS;
- Clique na opção “Consultar Pagamentos”;
- Digite o número do seu NIS (PIS/PASEP) e a senha da internet;
Caso não tenha senha, clique em “Cadastrar Senha”; - Confirme as informações cadastrais e clique em “Cadastrar Senha”;
- Após o cadastro da senha, volte à tela de “Consultar Pagamentos”;
- Confirme os dados e clique em “Consultar”;
- Na página seguinte, serão exibidas todas as informações referentes a seus pagamentos, inclusive o calendário do PIS 2023;
- Verifique se você tem direito a receber o PIS em 2023 conforme as datas informadas no calendário.