terça-feira, abril 30, 2024

Marinha – CFAQ promove Seletivo para Curso de Formação de Aquaviários

InícioConcursos NacionaisMarinha - CFAQ promove Seletivo para Curso de Formação de Aquaviários

O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), representante da Autoridade Marítima para a Marinha Mercante, está com 120 vagas abertas em um Processo Seletivo para admissão nos Cursos de Formação de Aquaviários.

As turmas disponíveis são: Marinheiro Fluvial de Convés (CFAQ-MFC) e Marinheiro Fluvial de Máquinas (CFAQ-MFM) para a turma 2 de 2023, e Moço de Convés (CFAQ-MOC) e Moço de Máquinas (CFAQ-MOM) para a turma 1 de 2023.

Serão oferecidas 30 vagas para cada um dos cursos mencionados: Marinheiro Fluvial de Convés – CFAQ-MFC, Marinheiro Fluvial de Máquinas – CFAQ-MFM, Moço de Convés – CFAQ-MOC e Moço de Máquinas – CFAQ-MOM.

Para concorrer a essas posições, os candidatos devem ter pelo menos 18 anos de idade, não possuir antecedentes criminais, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (no caso de candidatos do sexo masculino), e ter concluído o nono ano do ensino fundamental, entre outros requisitos.

Os cursos de formação serão ministrados em sala de aula, no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em regime de externato. Os alunos receberão material de ensino em regime de empréstimo e terão complemento alimentar do EPM (Ensino Profissional Marítimo) nos dias de aula (café da manhã, almoço e jantar).

As inscrições devem ser feitas através do site da Marinha, no período de 17 a 24 de maio de 2023, até às 23h59. A taxa de inscrição é de R$ 8,00. Consulte o edital

E para auxiliar nos seus estudos confira

Apostila Marinha do Brasil 2023 – Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais
Apostila Marinha do Brasil 2023 – Praças de 2ª Classe da Reserva da Marinha (RM2)
Apostila Marinha do Brasil 2023 – Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM)

O processo seletivo incluirá exame de conhecimentos, análise de documentos, apresentação de atestados médicos e teste de suficiência física. A prova objetiva está prevista para ocorrer no dia 18 de junho de 2023.

Principais benefícios:

  • Oportunidade de ingressar nos Cursos de Formação de Aquaviários da Marinha.
  • Possibilidade de formação profissional na área marítima.
  • Cursos ministrados em sala de aula, no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA).
  • Material de ensino fornecido por empréstimo.
  • Complemento alimentar do EPM nos dias de aula (café da manhã, almoço e jantar).
  • Processo seletivo aberto para quatro cursos diferentes: Marinheiro Fluvial de Convés, Marinheiro Fluvial de Máquinas, Moço de Convés e Moço de Máquinas.
  • Experiência de aprendizado teórico e prático.
  • Possibilidade de ingressar na Marinha Mercante e trabalhar no setor aquaviário.
  • Desenvolvimento de habilidades e conhecimentos específicos da área marítima.
  • Acesso a uma carreira profissional promissora no ramo marítimo.

Mais notícias