A partir das 10h desta quarta-feira (24), a Receita Federal disponibiliza a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda. Cerca de 4,1 milhões de contribuintes que se enquadram em categorias prioritárias serão contemplados por este lote.

Os beneficiados incluem idosos com mais de 80 anos, pessoas com deficiência, professores e aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida ou pelo recebimento da restituição via Pix, que têm prioridade no recebimento.

Esse primeiro lote é considerado o maior da história pela Receita Federal e distribuirá aproximadamente R$ 7,5 bilhões aos contribuintes. O prazo para a entrega da declaração do imposto teve início em 15 de março e se encerrará em 31 de maio, às 23h59.

Para receber a restituição no primeiro lote, os contribuintes deveriam ter entregado a declaração até o dia 10 de maio. Até o momento, a Receita já recebeu mais de 27 milhões de declarações, e a expectativa é que esse número chegue a 39,5 milhões até o final do prazo.

O calendário de restituição tem início no dia 31 de maio, dividido em cinco grupos mensais até 29 de setembro, veja as datas abaixo:

  • 1º lote – 31 de maio;
  • 2º lote – 30 de junho;
  • 3º lote – 31 de julho;
  • 4º lote – 31 de agosto;
  • 5º lote – 29 de setembro

Saiba como consultar

Para ter acesso à consulta aos valores da restituição, os contribuintes devem realizar alguns procedimentos. Veja o passo a passo:

Neste caso, a página dará informações para a realização da consulta e os canais para a prestação de serviço, além da possibilidade de uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessando o Portal e-CAC.

Caso o contribuinte identifique alguma dependência na declaração, poderá corrigir as informações que estejam equivocadas. A consulta também poderá ser realizada por meio de aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar as bases de dados da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e situação cadastral no CPF.