O C10! (Ciência é 10!) é um curso de especialização oferecido pela CAPES, e está previsto para abrir mais de 8 mil vagas até 2024. A Fundação divulgou os detalhes da oferta durante o lançamento oficial da segunda edição do Programa, que contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. O evento ocorreu em Brasília e foi transmitido ao vivo pelo YouTube.

Serão disponibilizadas mais de 3 mil vagas em 2023 e 5 mil em 2024. O processo de preenchimento das vagas ficará a cargo das 18 instituições de ensino superior participantes, localizadas em 12 estados, no Distrito Federal, e cada uma seguirá seu próprio cronograma.

O C10! é oferecido pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) em 105 polos do Sistema, e tem como objetivo promover a valorização da ciência e da educação científica. O programa é composto por módulos online que incluem recursos multimídia, atividades práticas, fóruns de discussão e avaliações. Esses módulos são organizados em quatro eixos temáticos: Vida, Ambiente, Universo e Tecnologia, totalizando 480 horas/aula.

A presidente da CAPES, Mercedes Bustamante, ressaltou a importância do curso ao afirmar que ele contribui para o desenvolvimento do pensamento científico já na educação básica. Ela afirmou que um programa que estimula o letramento científico e uma formação adequada em Ciências fortalece a cidadania e a democracia. Luciana Santos classificou o C10! como um investimento no futuro do país.“Ao expandir a especialização de Ciências para a modalidade a distância, permitimos a inclusão de mais professoras e mais professores”, acrescentou.

Manuel Palacios, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), destacou a importância do C10! ao salientar que “a formação de professores de Ciências, especialmente para os anos finais do Ensino Fundamental, muitas vezes é prejudicada”. Suzana Gomes, diretora de Educação a Distância da CAPES, afirmou que “o C10! traz uma abordagem pedagógica alternativa e diferenciada, baseada na problematização e na perspectiva histórico-cultural”. Por fim, Getúlio Marques, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), expressou sua satisfação ao ver o envolvimento de todo o governo com a ciência e tecnologia.

Após a mesa de abertura, o professor Nelson Studart Filho, um dos idealizadores do C10!, apresentou a palestra “Ciência é 10: Concepção e Aplicação”. A programação continuará na quinta-feira, dia 15. A comissão responsável pelo projeto político-pedagógico do programa abordará a implementação do curso para os coordenadores do C10! nas instituições de ensino participantes. Além disso, haverá um treinamento para o uso da Plataforma Ciência é 10!, desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia para Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), parceira da CAPES na oferta de diversos cursos online.

Sobre o programa

O Ciência é 10 (C10!) é um curso de especialização promovido pela CAPES para professores da educação básica que lecionam Ciências para os anos finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental. É realizado na modalidade ensino a distância (EaD) e tem garantia da Fundação e certificação do Ministério da Educação (MEC) junto às instituições de ensino parceiras, que atualmente são 18.

O C10! é um dos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sistema gerido pela CAPES, que é a maior indutora de educação a distância do governo federal. Através da UAB, professores da educação básica têm acesso a uma formação continuada e de qualidade.

Fonte: (Brasília – Redação CGCOM/CAPES)