MAPA: Autorizado novo concurso Mapa com 440 vagas efetivas

0

O Governo Federal concedeu autorização para a realização de um novo concurso no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) visando o preenchimento de 440 vagas efetivas. O destaque principal é a inclusão do cargo de auditor-fiscal federal agropecuário (AFFA).

Os cargos contemplados no concurso Mapa autorizado são os seguintes:

  • Agente de atividades agropecuárias: 100 vagas
  • Agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal: 100 vagas
  • Auditor-fiscal federal agropecuário: 200 vagas
  • Técnico de laboratório: 40 vagas

O Mapa já realizou um processo seletivo em 2022 para contratação temporária, com oferta de 360 vagas temporárias. A expectativa era grande por um novo concurso para cargos efetivos.

O presidente do ANFFA Sindical (Sindicato dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários), Janus Pablo Macedo, já havia mencionado a possibilidade de um novo concurso para efetivos, projetando uma oferta de 350 vagas para a carreira de auditor. Ele também afirmou que 20 dessas vagas seriam destinadas ao cargo de farmacêutico.

As áreas deste novo concurso autorizado pelo Governo Federal devem ser especificadas posteriormente.

No total, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou a abertura de 4.436 vagas em 20 órgãos e 14 ministérios. As autorizações serão publicadas em uma edição extra do Diário Oficial da União.

Último concurso Mapa de auditor foi em 2017

O último concurso para o cargo de auditor-fiscal agropecuário, na função de veterinário, aconteceu em 2017. Além da graduação em Medicina Veterinária, foi necessário o registro ativo nos conselhos regionais ou federal da categoria.

A seleção foi organizada pela banca Esaf e os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, contendo 70 questões entre: Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, além de exames discursivos e de títulos.

Além desse, em 2014, as pasta realizou uma seleção que foi prorrogada e teve sua validade expirada em 2016.

Na época, foram oferecidas 796 vagas, em cargos dos níveis fundamental, médio, médio/técnico e superior. Com lotação em todo o país, mais de 412.118 candidatos se inscreveram.