O Exército Brasileiro, por meio da 3ª Região Militar, anunciou a abertura de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva de profissionais de ensino superior, em caráter voluntário e temporário, no posto de aspirante a oficial.

As oportunidades são destinadas a médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários. Para os médicos, é necessário ter concluído, com aproveitamento, até a data da incorporação, curso de ensino superior ou residência médica de acordo com a área pretendida. Já para os farmacêuticos, dentistas e veterinários, é exigido a conclusão, com aproveitamento, do ensino superior e especialização na área correspondente.

As áreas disponíveis de acordo com cada função são as seguintes:

  • Médico: Generalistas ou especialistas.
  • Dentista: Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; Dentística; Endodontia; Odontopediatria; Ortodontia; Periodontia; Prótese dentária; Radiologia.
  • Farmacêutico: Microbiologia e Bacteriologia Clínica; Bioquímica; Citologia; Imunologia; Farmácia Clínica; Farmácia Hospitalar.
  • Veterinário: Clínica e Cirurgia de Grandes Animais: Clínica e Cirurgia de Equinos, Ortopedia de Equinos e Reprodução de Equinos; Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais: especialização em cães; Especialização em Inspeção de Alimentos.

Além dos requisitos mencionados, os candidatos devem estar em dia com as obrigações perante o serviço militar, não ter sido considerado isento do serviço militar, possuir aptidão física e mental para o exercício das atividades, estar regularmente inscrito e com registro ativo em órgão de classe, entre outras exigências listadas no edital.

Os candidatos que forem aspirantes a oficiais ou oficiais da 2ª Classe da Reserva e não possuírem o Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) poderão ser convocados para realizá-lo. Também poderão ser convocados reservistas de primeira ou segunda categoria que atendam aos requisitos de tempo das Forças Armadas. Para o Estágio de Instrução e Serviço (EIS), são estabelecidos requisitos específicos.

O militar incorporado será remunerado de acordo com a Medida Provisória 2.215-10, de 31 de agosto de 2001, que trata da reestruturação da remuneração dos militares das Forças Armadas, alterada pela Lei 13.954, de 16 de dezembro de 2019.

As inscrições podem ser realizadas de 1º de julho de 2023 a 11 de agosto de 2023, por meio do Sistema de Seleção de Candidatos a Temporários, disponível no site da 3ª Região Militar.

O processo de seleção envolverá análise curricular, entrega de documentação física, entrevista, inspeção de saúde, escolha da guarnição e seleção complementar. Consulte o edital