O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está oferecendo um total de 53.388 vagas em diversos cursos relacionados à indústria. Esses cursos abrangem modalidades gratuitas e pagas, sendo ministrados presencialmente e remotamente em pelo menos 7 estados brasileiros. As áreas de formação são diversas, incluindo elétrica, audiovisual, logística, confeitaria, programação, saúde e segurança no trabalho, entre outras.

Destaca-se que o estado de Santa Catarina é o que oferece o maior número de vagas, com mais de 40 mil disponíveis.

Adicionalmente, o SENAI também disponibiliza vagas no Futuro.Digital, um novo marketplace de educação profissional e superior. Neste ambiente, há uma vasta oferta de cursos provenientes de diversas instituições de ensino parceiras.

Confira os detalhes das vagas em cada estado:

Amapá

O SENAI-AP está com 300 vagas disponíveis para os cursos técnicos em Segurança do Trabalho e Informática. As duas habilitações estão distribuídas nas unidades Macapá, Santana e Vale do Jari, sendo que a formação em Informática é ofertada na modalidade semipresencial. Para mais informações acesse o site do SENAI-AP.

Amazonas

O SENAI-AM tem 287 vagas disponíveis para os cursos de NR- 35 Trabalho em Altura, Comandos Elétricos, Power BI, Operador de Empilhadeira, Reciclagem para Operador de Empilhadeira, Culinária Regional, Mecânico de Manutenção em Automóveis, Mecânico de Manutenção em Motores Álcool e Gasolina, Mecânico de Manutenção em Motores a Diesel MWM -229. No total são 287 vagas para cursos presenciais nos períodos vespertino e noturno.

Com carga horária de 8 a 160 horas, os cursos custam de R$ 129 como o Power BI, a R$ 1,1 mil. As primeiras turmas terão aulas iniciadas na primeira quinzena de julho, de acordo com cada curso, e têm previsão de término em novembro, para a última turma. Saiba mais no site do SENAI-AM.

Ceará

O SENAI-CE está com 5.983 vagas abertas para diversas cidades, como Parangaba, Barra, Maracaunaú, Sobral, Centro e Juazeiro. As vagas são para as áreas de Corte e Costura, Cortador de Roupas, Mecânico de Carros, Energia Solar, Soldagem e muito mais! Ao todo são 5.983 vagas, sendo 5.477 vagas em 305 cursos presenciais nos períodos vespertino e noturno e 506 vagas para 19 cursos na modalidade EAD SEMIPRESENCIAL. Mais detalhes, estão no site do SENAI-CE.

Mato Grosso

SENAI do Mato Grosso tem vagas disponíveis para cursos como: Sistemas para Microgeração Fotovoltaica, Eletricista de Distribuição, Operador de Empilhadeira, Soldador Multiprocesso, Mecânico de motocicletas e além dos cursos técnicos. Ao todo são 640 vagas em 29 cursos qualificação e aperfeiçoamento profissional presenciais nos períodos matutino, vespertino e noturno e 480 vagas para 8 cursos de habilitação técnica. Para mais informações acesse o site do SENAI do Mato Grosso.

Rio de Janeiro

O SENAI-RJ está com inscrições abertas para 102 vagas nos cursos de Alimentos e Bebidas, Audiovisual E Animação Digital, Automação E Mecatrônica, Automotiva, Construção Civil – Edificações, Construção Civil – Instalações, Eletroeletrônica, Energias Renováveis, Gestão, Gráfica E Mídias Impressas E Digitais, Logística, Metalmecânica – Mecânica, Metalmecânica – Metalurgia, Metalmecânica – Soldagem, Petróleo E Gás, Química, Refrigeração E Climatização, Segurança Do Trabalho, Ti – Hardware, Ti – Software, Vestuário em todo o estado do Rio.

Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 0231 231 ou pelo site da FIRJAN , onde já é possível fazer a reserva de vagas.

Santa Catarina

O SENAI-SC está com inscrições abertas para 46,6 mil vagas em cursos de educação profissional, incluindo 25,5 mil na modalidade a distância. O maior número de vagas é dos cursos de curta duração (qualificação profissional), com 41,4 mil opções. Também são oferecidos cursos técnicos (3 mil vagas, divididas entre presenciais e a distância), graduação (680 vagas, presenciais), pós-graduação (500 vagas, a distância) e aprendizagem industrial (1,1 mil vagas, presenciais). Para mais informações e inscrições, acesse o site do SENAI-SC.

Sergipe

O SENAI-SE tem, ao todo, são 116 vagas, sendo 86 vagas em 4 cursos 100% presenciais, nos períodos vespertino e noturno, e 30 vagas para 1 curso com até 60% de carga horária EAD (Educação a Distância).

Os cursos são: Eletroeletrônica para nível médio; para qualificação profissional são: Informática Básica, Marceneiro de Móveis e Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial.

Para mais informações acesse o nosso Instagram @senaisergipe.

Seja um especialista na energia do futuro

É formado em engenharia ou outro curso superior na área de tecnologia e quer ser um especialista na fonte de energia do futuro? O SENAI está com matrículas abertas para o MBI em hidrogênio verde, desenvolvido em parceria com o projeto H2Brasil, que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável. A pós tem como objetivo preparar o profissional para atuar em todas as etapas do hidrogênio verde, do planejamento e produção ao armazenamento e distribuição. O Brasil tem grande potencial para produzir o H2V, já que ele é produzido a partir de energias limpas e renováveis, como solar, hídrica e eólica. O curso é a distância, a carga horária é de 360 horas e as aulas começam dia 29 de agosto.

Futuro.Digital

No Futuro.Digital, o marketplace do SENAI, estão abertas 250 vagas para os cursos de Desenhista de Moda, Desenhista Mecânico, Desenhista Técnico em Edificações e Desenhista de Móveis. Além dessas oportunidades, tem várias outras que são gratuitas. Para conferir todos os detalhes entre no site do Futuro.Digital.

Sobre o Senai

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é o principal parceiro da indústria no que diz respeito à formação de trabalhadores e inovação. Considerada a maior rede privada de educação profissional do país e uma das maiores em escala global, o SENAI está presente em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, com aproximadamente 2,8 milhões de matrículas por ano.

Com uma história de 81 anos, o SENAI já capacitou mais de 80 milhões de pessoas em cursos técnicos, de qualificação, nível superior, aperfeiçoamento e especialização. Todas essas formações são cuidadosamente desenvolvidas para estar em sintonia com as necessidades e demandas do setor produtivo. Ao longo do tempo, o SENAI tem desempenhado um papel fundamental ao preparar profissionais competentes e atualizados para contribuírem com o desenvolvimento da indústria nacional.