O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos está iniciando discussões nesta sexta-feira (25) com outros órgãos do governo federal para explorar a possibilidade de estabelecer um “concurso nacional unificado”.

Caso seja aprovada, a proposta atual envolve a realização da prova em 180 cidades, com os candidatos bem-sucedidos sendo direcionados para ocupar posições em diferentes órgãos federais, tais como ministérios e autarquias.

Conforme divulgado pelo Ministério da Gestão, a intenção é criar algo análogo ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) atual, cuja nota é utilizada por numerosas faculdades e universidades em todo o país, em substituição aos tradicionais vestibulares.

O comunicado governamental não especifica se essa iniciativa unificada, até o momento, contempla restrições, por exemplo, para profissões ligadas à segurança pública, ao campo jurídico ou às chamadas “carreiras de Estado,” como diplomacia e auditoria da Receita Federal.

Além disso, o governo ainda não divulgou um cronograma para tomar uma decisão sobre a viabilidade desse concurso nacional unificado.

O secretário de Gestão de Pessoal do Ministério, José Celso Cardoso Jr., salientou que essa proposta é “inovadora,” já que busca a harmonização e a padronização dos procedimentos e dos resultados dos concursos, que, atualmente, são organizados por diferentes bancas examinadoras, com regras diversas para cada órgão federal.

“Com essa abordagem, almejamos atrair indivíduos que, sob outras circunstâncias, jamais teriam a oportunidade de competir por uma vaga no setor público,” declarou Cardoso Jr.

Novos Concursos federais são autorizados com 3.026 vagas em 22 órgãos

https://concursossc.com.br/2023/07/18/novos-concursos-federais-sao-autorizados-com-3-026-vagas-em-22-orgaos/