Marinha do Brasil divulga Processo Seletivo para Cursos de Formação de Aquaviários com 120 vagas

InícioConcursos NacionaisMarinha do Brasil divulga Processo Seletivo para Cursos de Formação de Aquaviários...

O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) anuncia um novo Concurso Público para admissão nos Cursos de Formação de Aquaviários, contemplando os seguintes cursos: Marinheiro Fluvial de Convés – Nível 3 (CFAQ-MFC-1/2024); Marinheiro Fluvial de Máquinas – Nível 3 (CFAQ-MFM-1/2024); Moço de Convés (CFAQ-MOC1/2024); e Moço de Máquinas (CFAQ-MOM-1/2024).

O processo destina-se ao preenchimento de 30 vagas em cada curso.

Os cursos de CFAQ-MFC e CFAQ-MFM serão realizados em ambiente escolar, em salas de aula. Por outro lado, os cursos CFAQ-MOC e CFAQ-MOM serão divididos em duas etapas, sendo a primeira teórica e a segunda composta por um estágio de dois meses a bordo de embarcações mercantes.

Os cursos, integrantes do Programa do Ensino Profissional Marítimo para Aquaviários (PREPOM), são inteiramente gratuitos. Os participantes recebem material didático por empréstimo e complemento alimentar durante o Ensino Profissional Marítimo (EPM). Entretanto, não há disponibilidade de alojamento aos alunos durante os cursos.

Como requisitos, é necessário que o candidato seja brasileiro nato (ambos os sexos), tenha no mínimo 18 anos no ato da matrícula, possua o 9º ano do Ensino Fundamental completo, esteja em dia com as obrigações eleitorais e militares, entre outros.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas pela internet, a partir das 12h do dia 19 de fevereiro de 2024 até às 23h59 do dia 3 de março de 2024, horário de Brasília, mediante o pagamento de taxa no valor de R$ 8,00. (Edital)

As etapas do processo incluem:

  • Exame de Seleção;
  • Entrega e Verificação de Documentos;
  • Apresentação de Atestados Médicos e Teste de Suficiência Física;
  • Matrícula e início dos cursos.

As Provas Escritas do Exame de Seleção estão previstas para ocorrer nos dias 23 de março de 2024. O conteúdo programático abrange questões de Matemática e Língua Portuguesa.

O prazo de validade do Concurso Público encerra-se na data da matrícula nos cursos.

Mais notícias