Publicidade
Início Notícias Concursos CNU 2025 tem locais da prova discursiva divulgados; veja!

CNU 2025 tem locais da prova discursiva divulgados; veja!

Os locais da prova discursiva do Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025 já estão disponíveis para consulta no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), a banca organizadora. Os candidatos devem acessar o cartão de confirmação para verificar os detalhes da prova.

Condições para a Prova Discursiva

Para o dia da prova, a FGV e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) recomendam levar o cartão de confirmação impresso, um documento de identificação com foto e uma caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente.

A prova discursiva será realizada no próximo domingo, 7 de dezembro, em 228 cidades brasileiras. Um total de 42.499 candidatos classificados na prova objetiva foram convocados para esta fase.

Horários e Estrutura da Prova Discursiva

A prova discursiva será aplicada em horários distintos, conforme a escolaridade dos cargos:

  • Nível médio: das 13h às 15h.
  • Nível superior: das 13h às 16h.

Os portões dos locais de prova serão fechados às 12h30, no horário de Brasília DF.

Para os cargos de nível médio, a prova consistirá em uma redação dissertativo-argumentativa, valendo 30 pontos. Para os cargos de nível superior, serão duas questões, cada uma valendo 22,5 pontos, totalizando 45 pontos. Os textos deverão ter até 30 linhas.

Avaliação da Prova Discursiva

A correção da prova discursiva considerará os seguintes critérios:

  • Conhecimentos Específicos (50% da nota total para nível superior): Avaliará a capacidade do candidato de mobilizar conceitos, técnicas e práticas das Áreas de Conhecimento do Bloco Temático.
  • Domínio da Língua Portuguesa (50% da nota para nível superior e 100% para nível médio): Analisará o emprego da norma culta, domínio ortográfico, gramatical e textual, além da estrutura e coerência do texto.

Apenas o texto transcrito na folha definitiva será considerado para correção. Provas em branco, com letra ilegível ou que fujam do tema receberão nota zero. O resultado preliminar da etapa discursiva e o espelho de correção serão divulgados em janeiro, no site da FGV.

Segunda Edição do CNU: Vagas e Prova Objetiva

A segunda edição do Concurso Nacional Unificado oferece 3.652 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior, com salários iniciais de até R$18,7 mil. A prova objetiva foi aplicada em 5 de outubro em 288 cidades brasileiras.

A porcentagem de faltosos foi de 42,8%. Para os cargos de nível médio, foram cobradas 68 questões de múltipla escolha. Para os de nível superior, foram 90 perguntas, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 60 de Conhecimentos Específicos. “`

Sair da versão mobile