A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) abriu inscrições para 3.200 vagas em um curso gratuito e totalmente online na área de saúde bucal.
Detalhes do Curso
O curso intitulado “Formação em Saúde Bucal: processo de trabalho na Atenção Básica e implementação municipal da Política Nacional de Saúde Bucal – FormaSB” é destinado a profissionais das Equipes de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família e aos gestores municipais de saúde bucal em municípios com até 20 mil habitantes.
Requisitos
Os interessados precisam ter acesso à internet para acompanhar o curso.
Carga Horária
O curso, oferecido pela Faculdade de Odontologia da UFMG, tem uma carga horária total de 60 horas, distribuídas da seguinte forma:
- 36 horas síncronas: 24 horas de interação direta com tutor e turma, e 12 horas de encontros temáticos com convidados.
- 24 horas assíncronas: para a realização de atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
A duração total do curso é de três meses, com encontros quinzenais de 4 horas de interação tutor/turma e 12 horas de encontros temáticos ao longo do curso.
Os encontros online serão realizados na plataforma da Rede Nacional de Pesquisa (RNP).
Inscrições
As inscrições devem ser feitas até o dia 7 de junho de 2024, pelo site www.cursoformasb.com.br, pelo coordenador responsável pelo município. Para mais informações, leia o edital disponível no site.
Público-Alvo
O curso é direcionado para as equipes de Saúde Bucal (eSB) da Estratégia Saúde da Família (CD, ASB e/ou TSB) que trabalham 40 horas semanais, e os responsáveis pela gestão municipal de saúde bucal (equivalente ao cargo de Coordenador Municipal de Saúde Bucal).
Cada município pode inscrever até duas equipes de Saúde Bucal Modalidade I e/ou II, com regime de 40 horas semanais, como titulares, além de uma equipe de Saúde Bucal Modalidade I e/ou II como suplente.
A homologação das inscrições será realizada por uma comissão composta por membros da Coordenação Nacional do Curso e da Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde.