Capes oferta mais de 80 mil bolsas em cursos de licenciatura

A divulgação dos resultados está prevista para o dia 17 de setembro.

0

A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou um edital para a oferta de 80.040 bolsas destinadas a estudantes de cursos de licenciatura. As inscrições estão abertas até o dia 25 de julho.

As instituições de ensino superior devem apresentar projetos que incluam subprojetos definidos por áreas específicas. Esta ação faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

Para submeter suas propostas, as instituições interessadas devem primeiro solicitar acesso ao Sistema de Inscrições da Capes (Sicapes) até o dia 5 de julho.

A divulgação dos resultados está prevista para o dia 17 de setembro, e as atividades devem iniciar até o dia 13 de dezembro. A duração dos projetos selecionados é de dois anos, com possibilidade de prorrogação.

Confira aqui o edital

Cursos ofertados com bolsas da Capes

Os subprojetos podem ser apresentados para as seguintes áreas:

  • Alfabetização,
  • Artes,
  • Artes Visuais,
  • Biologia,
  • Ciências Agrárias,
  • Ciências Naturais,
  • Ciências Sociais,
  • Computação, Dança,
  • Educação Bilíngue de Surdos,
  • Educação do Campo,
  • Educação Especial,
  • Educação Física,
  • Educação Indígena,
  • Educação Quilombola,
  • Filosofia,
  • Física,
  • Geografia,
  • História,
  • Letras – Espanhol,
  • Letras – Inglês,
  • Letras – Língua Brasileira de Sinais (Libras),
  • Letras – Português,
  • Licenciaturas Interdisciplinares,
  • Matemática,
  • Música,
  • Pedagogia,
  • Química,
  • Teatro.

Cada estudante de licenciatura participante do programa receberá uma bolsa no valor de R$ 700, em até 60 mensalidades, durante a graduação. Também recebem o benefício mensal os supervisores (R$ 1.100) e os coordenadores, de área (R$ 2.000) e institucional (R$ 2.100).

O Pibid é uma ação da Capes que oferece aos estudantes dos cursos de licenciatura a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica, de modo a participarem ativamente do desenvolvimento de projetos de ensino-aprendizagem que enriquecem a sua formação para o magistério.