Até 1º de abril, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) receberá inscrições de acadêmicos de graduação para o Edital nº 01/2022 do Programa de Auxílio Financeiro aos Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica (Prafe), que está oferecendo 630 vagas de subsídio para refeições a partir de 16 de maio. O valor diário do benefício será de até R$ 8,50, conforme a situação de cada centro. Acesse o edital.
As inscrições devem ser feitas junto aos centros da Udesc, por meio das direções de Extensão ou dos setores de Apoio ao Estudante, por e-mail, conforme as orientações do edital. Confira os contatos dos centros.
O subsídio será pago com tickets e somente para dias úteis letivos, entre segundas e sextas-feiras. No entanto, os acadêmicos em atividade de bolsa também poderão usufruir do benefício durante períodos não letivos.
Critérios exigidos
Poderão se inscrever acadêmicos em vulnerabilidade socioeconômica, situação na qual o núcleo familiar tem renda bruta per capita de até um salário mínimo e meio.
Conforme o edital, “entende-se como núcleo familiar o requerente (estudante), independente de sua idade, e o conjunto de pessoas com laços de parentesco e/ou laços de afinidade e/ou consideradas aparentadas, que tenham entre si dependência econômica e de proteção social, ainda que não residam no mesmo domicílio”.
Cada candidato terá um índice socioeconômico, que levará em consideração a renda familiar bruta mensal e os seguintes critérios: moradia do estudante; despesa com tratamento de doença crônica no núcleo familiar; se reside ou não com os pais/responsáveis financeiros; e valor de abatimento para agravantes sociais.
Permanência estudantil
O Prafe integra as ações de assistência estudantil da Udesc, que visam garantir o acesso, a permanência e a conclusão de curso dos estudantes com inclusão social, formação ampliada, produção de conhecimento e melhoria do desempenho acadêmico e da qualidade de vida.
Além do subsídio para refeições, o programa é composto pelos auxílios de alimentação, moradia, transporte e emergencial. A Udesc vem ampliando o quantitativo de auxílios do Prafe nos últimos anos e, desde 2020, tem contemplado todos os acadêmicos cadastrados, zerando a fila de espera.
O reitor da Udesc, Dilmar Baretta, destaca que a permanência estudantil é uma das metas mais importantes da Gestão 2020-2024. “Os recursos oferecidos por meio do Prafe, por exemplo, ajudam nossos acadêmicos a terem mais condições e tranquilidade de realizarem seus estudos, possibilitando assim processos de aprendizagem com mais qualidade.”
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas na página do Prafe e com a Secretaria de Assuntos Estudantis (SAE), pelo e-mail sae.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-7930.
Assessoria de Comunicação da Udesc