Concurso Incra 2023: ministro anuncia edital para 742 vagas; Confira!

0

O Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, anunciou na terça-feira, dia 18, a realização de um novo concurso público do Incra.

A informação foi divulgada pelo deputado federal João Daniel em suas redes sociais. Conforme relatado pelo deputado, serão oferecidas 742 vagas para servidores. No entanto, o MDA ainda não confirmou oficialmente o anúncio.

“O ministro anuncia concurso no Incra para contratação de 742 servidores, fortalecendo a atuação do órgão na promoção da reforma agrária e regularização fundiária. Mais investimentos em profissionais qualificados para fortalecer o desenvolvimento do campo”, disse (veja aqui ).

O anúncio da seleção ocorre em um cenário favorável, em que novos concursos federais serão autorizados nos próximos dias, como informado pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

No governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o MGI é o responsável por analisar e autorizar os pedidos de concursos de órgãos federais.

Segundo Esther Dweck, um primeiro pacote de concursos seria anunciado até segunda-feira, 10 de abril, quando o governo completou seus primeiros 100 dias.

Porém, apenas uma autorização foi publicada no Diário Oficial da União, sendo ela a do Ministério da Ciência e Tecnologia em Inovação (MTCI), com 814 vagas para analista, tecnologista e pesquisador.

Último Concurso INCRA

O último edital foi publicado em 2010 e foi organizado pelo Instituto Cetro. O certame ofertou 550 vagas para os cargos de Analista Administrativo, Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário, Técnico em Reforma e Desenvolvimento Agrário e Engenheiro Agrônomo.

O concurso INCRA teve prova objetiva com 60 questões de múltipla escolha, com conteúdos de Língua Portuguesa, Noções de Direito Constitucional, Legislação Agrária e Desenvolvimento Rural, Informática e conhecimentos específicos nas provas dos cargos de nível superior. Já nas provas para cargos de nível médio, as disciplinas foram de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Legislação Agrária e Desenvolvimento Rural, Informática e conhecimentos específicos.