Ministro Luiz Marinho confirma 900 vagas para o concurso AFT em edital unificado

0

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, anunciou que as 900 vagas para auditores fiscais do trabalho no concurso AFT serão disponibilizadas por meio do edital unificado (CNU). A previsão é que o edital seja publicado em dezembro, com as provas programadas para o início do próximo ano.

A informação foi comunicada pelo chefe da pasta durante o programa “Bom Dia, Ministro”, transmitido pelo canal do Governo Federal no YouTube.

Segundo José Celso Cardoso, secretário do Ministério da Gestão e Inovação, a expectativa é que até esta sexta-feira, 15, o governo finalize a confirmação dos órgãos. O MGI trabalha com novos prazos, mas mantém a previsão de realizar as provas no início de 2024.

Luiz Marinho mencionou que as provas estavam originalmente previstas para fevereiro de 2024, mas o secretário José Celso Cardoso acredita que a avaliação possa ser adiada para março de 2024, devido ao curto período de preparação.

As 900 vagas para auditores-fiscais do trabalho (AFT) serão alocadas no bloco de Trabalho e Previdência. O Ministério da Gestão e Inovação já informou que os candidatos só poderão se candidatar a um dos blocos temáticos disponíveis.

O Concurso Nacional Unificado propõe agrupar as vagas em oito blocos temáticos:

  1. Administração e Finanças Públicas;
  2. Setores Econômico, Infraestrutura e Regulação;
  3. Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário;
  4. Educação Ciência, Tecnologia e Inovação;
  5. Políticas Sociais; Justiça e Saúde;
  6. Trabalho e Previdência;
  7. Dados, Tecnologia e Informação Pública; e
  8. Nível intermediário.

O último bloco é destinado às vagas de nível médio.

De acordo com o plano do governo, o Concurso Nacional Unificado terá apenas um dia de provas, com a seguinte estrutura:

  • Questões objetivas com matriz comum para todos os candidatos;
  • Questões objetivas sobre Conhecimentos Específicos de cada bloco temático;
  • Prova discursiva sobre Conhecimentos Específicos de cada bloco temático.

A aplicação ocorrerá em um único turno, com duração de 4 horas e 30 minutos. Em seguida, será realizada a avaliação de titulação acadêmica e/ou experiência profissional, se necessário.

Concurso AFT oferece salários iniciais de R$23 mil

O concurso AFT oferece salários iniciais de R$ 23 mil e possui 900 vagas autorizadas para auditores fiscais do trabalho. A carreira é aberta a candidatos com nível superior em qualquer área.

De acordo com a portaria que autoriza o concurso AFT, o edital deve ser divulgado até 13 de dezembro, e as provas devem ocorrer dois meses após a publicação do documento.

O Ministério do Trabalho e Emprego informou que os aprovados no concurso devem ingressar na carreira em 2024