Segundo o Jornalista Felipe Bottamedi do portal NDMAIS, a comissão encarregada do concurso público da Câmara de Vereadores de Florianópolis está em processo de escolha da empresa responsável pela realização do certame, conforme anunciado pelo órgão nesta sexta-feira (17). O concurso, adiado desde 2020, está previsto para ocorrer em 2024, marcando o primeiro certame desde a década de 80.
O último funcionário efetivo foi contratado em 1989, conforme dados do Portal da Transparência do Município. Desde então, houve contratações de comissionados, categoria que abrange mais de 60% dos servidores da Casa. Em abril deste ano, a Câmara criou 25 novos cargos comissionados.
O presidente da Câmara de Vereadores, João Cobalchini (União), atualizou a comissão encarregada de organizar o concurso público em agosto, composta atualmente por cinco servidores e o vereador Claudinei Marques (Republicanos).
Até o momento, a Câmara Municipal não divulgou a quantidade de vagas nem os cargos que serão oferecidos no certame. Em paralelo à preparação do concurso, o Legislativo está levantando informações sobre cargos abertos e aposentadorias que possam ocorrer neste ano.
O concurso público da Câmara passou por sucessivos adiamentos. Inicialmente mencionado pelo ex-presidente, vereador Roberto Katumi (PSD), em 2020, a previsão era publicar o edital em 2022, com a expectativa de contratar 70 efetivos.
Atualmente, a Câmara de Vereadores de Florianópolis possui 86 matrículas de efetivos, segundo o Portal da Transparência. Os comissionados totalizam 261 servidores, incluindo os 26 vereadores, 49 estagiários e 7 pessoas em outras formas de contratação, totalizando 429 servidores.