quinta-feira, julho 25, 2024
EducaçãoEnem 2024: Candidatos do RS ganham novo prazo para inscrições

Enem 2024: Candidatos do RS ganham novo prazo para inscrições

No último sábado, dia 15, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nas redes sociais que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão reabertas exclusivamente para os alunos do Rio Grande do Sul.

O novo período de inscrição começa neste domingo, dia 16, e vai até a sexta-feira, dia 21. Anteriormente, as inscrições haviam sido encerradas na sexta-feira, dia 14.

Segundo dados divulgados pelo ministro, foram registradas 5.055.699 inscrições, com 4.050.810 candidatos completando todos os passos necessários para confirmar a participação. Esses números superam os do ano passado.

A decisão de estender o prazo para os estudantes gaúchos foi tomada devido às dificuldades enfrentadas pela população do estado em decorrência de eventos climáticos extremos.

Enem no Rio Grande do Sul

Desde o final de abril, o Rio Grande do Sul tem sido atingido por um volume extraordinário de chuvas, resultando em diversas cidades submersas. Mais de 600 mil pessoas foram obrigadas a deixar suas residências, e a tragédia já causou mais de 170 mortes.

A calamidade trouxe grandes desafios para a mobilidade e para a manutenção de serviços essenciais como energia elétrica e atendimento médico.

As provas do Enem estão programadas para os dias 3 e 10 de novembro, em todo o território nacional.

O exame, que avalia o desempenho dos alunos ao final da educação básica, é a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil, sendo amplamente utilizado por instituições públicas e privadas para selecionar novos estudantes.

Leia também:

Grupos WhatsApp