Exército Brasileiro abre concurso com 1.100 vagas

Para participar o candidato deve possuir Ensino Médio completo

Exército Brasileiro

A Escola de Sargentos das Armas do Exército Brasileiro (ESA) abre as inscrições hoje 29 de março para o seu novo concurso. O objetivo é promover a admissão aos Cursos de Formação de Sargentos das Áreas Geral/Aviação, Música e Saúde.

Oportunidades

São ofertadas 1.100 vagas, sendo 910 para a Área Geral/Aviação (910 para sexo masculino e 100 para sexo feminino); 30 para a Área Música (ambos os sexos) e 60 para a Área Saúde (ambos os sexos).

Área Geral/Aviação: Topografia, Material Bélico – Mecânico Operador, Infantaria, Cavalaria, Intendência e Aviação – Manutenção, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Material Bélico – Manutenção de Viatura Blindada, Material Bélico – Manutenção de Armamento, Manutenção de Comunicações e Material Bélico – Manutenção de Viatura Auto.
Área Música: Saxofone, Clarineta, Trombone Tenor/Trombone Baixo, Tuba, Fagote em dó/Contra-Fagote em dó; Saxhorne; Tímpanos, Bombo, Pratos, Tarol e Caixa Surda; Trompete/ Cornetim/ Flueghorne, Oboé em dó/Corne-inglês, Flauta em dó/Flautim em dó e Trompa.
Área Saúde: Técnico em Enfermagem.

Inscrições

Os interessados podem se inscrever através do site www.esa.ensino.eb.br, entre os dias 28 de março a 20 abril de 2018. Também serão aceitas inscrições mediante envio da documentação impressa. Taxa de inscrição no valor de R$ 95,00.

Para participar o candidato deve possuir Ensino Médio completo; ser brasileiro nato ou naturalizado; ter idade entre 17 e 24 anos para Área Geral e de 17 a 26 anos para as demais; medir no mínimo 1,60m de for homem e 1,55 se for mulher; entre outras exigências.

Provas

O processo seleção dos inscritos será realizado por meio das seguintes etapas:

  • Exame Intelectual
  • Valoração de Títulos
  • Inspeção de Saúde
  • Exame de Aptidão Física e Exame de Habilitação Musical (para Música)
  • Revisão Médica e Comprovação dos Requisitos Biográficos

A aplicação do Exame Intelectual (provas objetivas e discursiva) está programada para o dia 29 de julho de 2018. O resultado final do certame será homologado dia 29 de março de 2018, no no Diário Oficial da União (DOU).

Os cursos serão realizados em aproximadamente 18 meses, sendo primeiros 7 ocorrerão em uma das 12 Organizações Militares de Corpo de Tropa espalhadas pelo Brasil, e o restante na ESA, na Escola de Sargentos de Logística ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército.

Este concurso terá validade apenas para o ano ao qual se referir à inscrição, iniciando-se a partir da data de publicação do edital de abertura e encerrando-se 15 dias após a data de publicação do resultado.