sexta-feira, julho 19, 2024
NacionaisMarinha retifica Concurso Público de Admissão para Curso de Formação com 40...

Marinha retifica Concurso Público de Admissão para Curso de Formação com 40 vagas

O Serviço de Seleção Pessoal da Marinha (SSPM) divulgou um novo Concurso Público com o objetivo de preencher 40 vagas no Curso de Formação para o Corpo Auxiliar de Praças da Marinha (CP-CAP) 2023, nos quadros de Auxiliar Técnico de Praças (QATP) e Técnico Industrial de Praças (QTIP).

Segundo o documento (Retificação I), altera-se determinado subitem relacionado ao conteúdo programático do Quadro de Auxiliar Técnico de Praças.

As áreas estão distribuídas da seguinte forma:

Quadro Auxiliar Técnico de Praças: Administração (4); Estatística (1); Administração Hospitalar (4); Edificações (2); Geografia e Cartografia (1); Higiene Dental (3); Meteorologia (2); Nutrição e Dietética (1); Processamento de Dados (5); Prótese Dentária (1); Química (2); Telecomunicações (2).
Quadro Técnico Industrial de Praças: Eletrônica (2); Estruturas Navais (2); Mecânica (2); Metalurgia (1); Motores (2); Marcenaria (1); Eletrotécnica (2). Consulte o edital

E para auxiliar nos seus estudos confira

Apostila Marinha do Brasil 2023 – Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais
Apostila Marinha do Brasil 2023 – Praças de 2ª Classe da Reserva da Marinha (RM2)
Apostila Marinha do Brasil 2023 – Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM)

Para concorrer às vagas, os candidatos devem ter no mínimo 18 anos completos e menos de 25 anos até 30 de junho de 2024; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (para candidatos do sexo masculino); ter concluído ou estar em fase de conclusão do curso técnico de nível médio correspondente à habilitação desejada até a data da matrícula no curso; altura mínima de 1,54m e máxima de 2m, entre outros requisitos. Haverá reserva de vagas para candidatos que se enquadrem nos critérios estabelecidos no edital.

O candidato aprovado e classificado no Resultado Final da Seleção (RF) e no Período de Adaptação (PA) participará do Curso de Formação de Cabo (C-FCB) no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), localizado no Rio de Janeiro.

O curso tem como objetivo preparar o Grumete para exercer funções de acordo com suas qualificações, proporcionando a capacitação necessária por meio do ensino militar-naval e profissional. Após a conclusão do Curso de Formação de Cabo, os Cabos serão designados de acordo com as necessidades da Marinha do Brasil em todo o país, cumprindo um Estágio Inicial (EI) para avaliação de desempenho ao longo do primeiro ano de serviço.

As inscrições devem ser feitas através do site do SSPM, a partir das 8h do dia 19 de junho de 2023 até às 23h59 do dia 2 de julho de 2023, com taxa de inscrição no valor de R$ 65,00. Os candidatos que estiverem inscritos no Cadastro Único com renda familiar mensal per capita igual ou inferior a meio salário mínimo, ou que sejam doadores de medula óssea, poderão solicitar isenção da taxa de inscrição entre os dias 19 e 25 de junho de 2023.

O processo seletivo consistirá em prova escrita, redação, procedimento de heteroidentificação complementar e autodeclaração

Leia também:

Grupos WhatsApp