domingo, maio 26, 2024
Apostilas

Tudo sobre a Profissão de Arquivista

- Publicidade -

Como se tornar um Arquivista

Para se tornar um Arquivista, é necessário possuir formação em Biblioteconomia, Arquivologia ou áreas relacionadas. Além disso, é importante buscar especializações e cursos de capacitação na área de Gestão de Documentos e Informação. É recomendado também ter habilidades em organização, gestão de informações e conhecimento de tecnologias da informação.

Como atua um Arquivista

O Arquivista atua na organização, conservação e disponibilização de documentos e informações em acervos arquivísticos. Ele é responsável por classificar e catalogar documentos, elaborar instrumentos de pesquisa, orientar o uso dos arquivos e garantir a preservação dos materiais.

Onde atua o Arquivista

O Arquivista pode atuar em diversos ambientes, como arquivos públicos, privados, empresas, instituições de ensino, museus, fundações, entre outros. Ele também pode trabalhar de forma autônoma prestando serviços de consultoria em gestão documental.

Média Salarial de Arquivista

A média salarial de um Arquivista pode variar de acordo com a região e o segmento de atuação. Em média, um Arquivista pode ganhar entre R$ 2.000 a R$ 4.000, podendo chegar a valores mais altos com a experiência e especializações.

Onde estudar para Arquivista

Existem diversas instituições de ensino que oferecem cursos de graduação e pós-graduação em Arquivologia, Biblioteconomia e áreas afins. Algumas das universidades reconhecidas na área são a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade de Brasília (UnB).

Perguntas Frequentes

Qual a diferença entre um Arquivista e um Bibliotecário?

O Arquivista é responsável por gerenciar documentos arquivísticos, enquanto o Bibliotecário trabalha com obras e materiais bibliográficos. Ambos lidam com a organização e recuperação da informação, porém em contextos diferentes.

Quais são as principais habilidades de um Arquivista?

Algumas das principais habilidades de um Arquivista incluem organização, atenção aos detalhes, capacidade de análise, conhecimento em legislação arquivística, domínio de tecnologias da informação e boa comunicação.

Quais são as perspectivas de mercado para a profissão de Arquivista?

Com a crescente necessidade de gestão e preservação de documentos e informações, as perspectivas de mercado para Arquivistas são positivas. O profissional pode atuar em diversos setores e ter boas oportunidades de trabalho na área.

- Publicidade -

Prefeitura de Joviânia – GO divulga novo processo seletivo

0
No município de Joviânia, localizado no estado de Goiás, a Prefeitura anunciou a abertura de um novo Processo Seletivo com o objetivo de preencher...

Concurso Público para Professor Adjunto na área de Línguas Clássicas é realizado pela UERJ

0
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) está promovendo um novo Concurso Público para preencher duas vagas de Professor Adjunto na área...

Novo Processo Seletivo da Prefeitura de Vitória – ES oferece quatro vagas para candidatos

0
No Espírito Santo, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Gestão e Planejamento (SEGES), está divulgando a abertura de um novo Processo...

Secretaria de Administração Penitenciária do Maranhão lança três Processos Seletivos para candidatos de nível...

0
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão (SEAP-MA) está promovendo três novos Processos Seletivos com o objetivo de formar um cadastro reserva...
Edital de Concurso Publico

Inscrições do novo Concurso Público da Prefeitura de Santa Rita – PB são divulgadas

0
No estado da Paraíba, a Prefeitura de Santa Rita, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, está anunciando o período...
Grupos WhatsApp