quinta-feira, julho 25, 2024
EducaçãoUfes recebe inscrições em cursos gratuitos para 2º semestre

Ufes recebe inscrições em cursos gratuitos para 2º semestre

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) abriu vagas para cursos gratuitos com ingresso no segundo semestre deste ano. As inscrições estarão abertas de 17 a 28 de junho.

A Pró-Reitoria de Graduação da Ufes disponibiliza 450 vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 99 cursos.

Estas vagas remanescentes são resultantes de desligamentos voluntários de candidatos após a publicação final da lista de matrícula e da existência de cursos que não preencheram todas as vagas ofertadas para o segundo semestre.
Quem pode se inscrever nos cursos gratuitos?

Os candidatos interessados devem preencher o cadastro, selecionar o curso de interesse, concordar com o termo de ciência e responsabilidade, e enviar a documentação solicitada no edital.

A solicitação de matrícula é destinada apenas aos candidatos que não obtiveram matrícula pelo Sisu Ufes 2024. A relação de candidatos aptos a concorrer às vagas pode ser conferida aqui.

A lista final dos candidatos aprovados será divulgada no dia 19 de julho.

Para o processo seletivo Sisu 2024, a Ufes ofertou 5.026 vagas para os dois semestres letivos, sendo 2.551 delas destinadas à reserva legal prevista na Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas).

As oportunidades estão distribuídas em 99 cursos nos campi de Vitória (Goiabeiras e Maruípe), São Mateus e Alegre.
Programas de pós-graduação

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) também está recebendo inscrições para três programas de pós-graduação. Confira abaixo:

Ciências Farmacêuticas (doutorado)

Prosseguem, até  21 de junho, as inscrições para o processo seletivo do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCFar).

A documentação exigida deverá ser enviada para o e-mail processoseletivo.ppgcfar@gmail.com. Serão oferecidas 13 vagas para portadores de diploma de curso de mestrado (acadêmico) na área das Ciências Farmacêuticas ou áreas afins, e para estudantes que estejam concluindo esses cursos.

Do total, haverá reserva de quatro vagas para candidatos em vulnerabilidade socioeconômica e três para pessoas pretas ou pardas, quilombolas e indígenas; pessoas com deficiência; pessoas refugiadas ou com visto humanitário; e pessoas travestis, transexuais e transgêneras.

Engenharia Elétrica (mestrado e doutorado)

Os interessados em se candidatar às vagas ofertadas nos cursos de mestrado ou doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) deverão enviar a documentação exigida para o e-mail pos.engenhariaeletrica@ufes.br, nos períodos estabelecidos em cada edital.

O candidato deverá observar os pesos atribuídos aos cursos de graduação e de mestrado especificados nos documentos, em relação a cada linha de pesquisa do programa.

As inscrições para a seleção do curso de mestrado, com oferta de 35 vagas, prosseguem até 22 de junho. Já para o curso de doutorado serão ofertadas 20 vagas, em processo de seleção em fluxo contínuo mensal, até que sejam preenchidas todas as oportunidades.

Do total de vagas em cada linha de pesquisa, 10% serão reservadas para pessoas pretas e pardas, indígenas e quilombolas; 5% para pessoas com deficiência (PcD); e 5% para refugiados políticos.

Ciência da Computação (doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso de doutorado em Ciência da Computação. Serão ofertadas 30 vagas, com reserva de dez vagas para grupos prioritários.

Os interessados deverão enviar a documentação exigida para o e-mail ppgi@inf.ufes.br. As inscrições serão recebidas em fluxo contínuo, enquanto restarem vagas, até a data limite de 15 de dezembro de 2024.

Poderão participar da seleção egressos de cursos de graduação na área de Computação (Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Licenciatura em Computação e similares) ou cursos afins das Ciências Exatas (Matemática, Estatística, Química e Física) e das Engenharias.

O candidato também deve ter concluído o curso de mestrado na área de Computação ou em áreas afins das linhas de pesquisa do programa.

Leia também:

Grupos WhatsApp