sexta-feira, julho 19, 2024
EducaçãoUFPR oferta 5 mil vagas em 124 cursos gratuitos

UFPR oferta 5 mil vagas em 124 cursos gratuitos

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com inscrições abertas para o processo seletivo de 2025, oferecendo 5.278 vagas em 124 cursos gratuitos presenciais. O período de inscrição vai até o dia 22 de agosto. No entanto, os candidatos que desejarem solicitar isenção da taxa de inscrição devem fazê-lo até o dia 10 de julho.

As vagas nos cursos gratuitos da UFPR

As vagas são distribuídas entre os campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo. Do total de vagas oferecidas, no mínimo 50% são reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas. Esse percentual pode variar conforme o curso.

Dentro dessa reserva, há cotas específicas para candidatos de baixa renda, pretos e pardos, indígenas, pessoas com deficiência e, a partir deste ano, quilombolas, conforme a revisão da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) realizada no ano passado.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas pelo site do Núcleo de Concursos da UFPR (NC/UFPR). A taxa de inscrição é de R$ 195,00. Podem solicitar isenção da taxa de inscrição os candidatos que se enquadrarem em uma das seguintes condições:

  • Estarem inscritos no Cadastro Único do governo federal.
  • Terem cursado o ensino médio integralmente em escola pública ou com bolsa integral em escola particular, e comprovarem renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo.

Provas do Vestibular UFPR 2025

A prova da primeira fase do Vestibular UFPR 2025 está marcada para o dia 20 de outubro, às 14 horas. Esta fase consiste em 90 questões objetivas, abrangendo disciplinas como Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Polonês, Japonês ou Italiano), Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Filosofia e Sociologia. O programa oficial da prova está disponível no site do NC/UFPR.

A segunda fase inclui uma prova de Produção e Compreensão de Textos, marcada para o dia 1º de dezembro, às 14 horas, para todos os candidatos convocados. No dia 2 de dezembro, às 14 horas, serão realizadas as provas de Conhecimentos Específicos para os cursos que exigem essa etapa. No mesmo dia, às 10h30, será aplicada a Prova Teórica Objetiva para os candidatos ao curso de Música.

Resultado Final

A divulgação do resultado final do Vestibular 2025 está prevista para o dia 17 de janeiro de 2025.

Leia também:

Grupos WhatsApp