Depois de lançar edital com vagas efetivas, o IBGE já se organiza para uma nova seleção temporária, que promete abrir 9.580 oportunidades de nível médio ainda este ano. A escolha da banca organizadora está em andamento.
A confirmação veio nesta terça-feira, dia 15, com a publicação do aviso de Contratação Direta no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP). Segundo o documento, o processo será realizado por dispensa com disputa — ou seja, empresas interessadas podem apresentar propostas, que serão avaliadas com base no menor preço.
As propostas começaram a ser recebidas nesta terça e seguirão abertas até 5 de maio.
Distribuição das vagas
As vagas previstas estão divididas entre dois cargos:
- Agente de Pesquisas e Mapeamento: 8.480 vagas
- Supervisor de Coleta e Qualidade: 1.100 vagas
A expectativa é de que os profissionais comecem a ser contratados em novembro, o que indica que o edital pode sair nas próximas semanas.

Como será a seleção?
De acordo com o estudo técnico que acompanha o processo licitatório, os candidatos passarão por uma única etapa de avaliação, que será uma prova objetiva, com duração de quatro horas, aplicada em um domingo à tarde, seguindo o horário de Brasília.
Cada cargo deverá ter uma prova com 60 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas e apenas uma correta. Os conteúdos cobrados serão detalhados no edital.
Não haverá redação, análise de títulos ou outras etapas complementares.