Lula pode decretar fim para o saque-aniversário do FGTS
Governo Lula informou que há possibilidades de acabar com o saque-aniversário em breve, como orientou Luiz Marinho (PT), novo Ministro do Trabalho.
A modalidade do saque-aniversário foi criada em 2020 e lançada no mês de abril, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).
FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) passou a oferecer a opção de sacar o valor disponível em conta no mês do aniversário do trabalhador.
Ao solicitar a mudança, o trabalhador passa a não ter acesso ao dinheiro caso seja demitido sem justa causa.
Ou seja, em um futuro próximo, o trabalhador poderia ficar desprovido financeiramente, por isso, tem-se a necessidade de reavaliar a proposta oferecida no mês do aniversário.
A extinção do programa saque-aniversário será apresentada ao presidente Lula (PT), justificando-se pelo fato de garantir a segurança da poupança dos trabalhadores.
Em destaque, o ministro apontou que o FGTS pode fugir do propósito ideal de serventia que é para amparar o trabalhador em caso de demissão sem justa causa.
Até o momento, a proposta do governo Lula seguirá para discussão entre as centrais sindicais e o Conselho Curador do FGTS.
Em contrapartida ao assunto posto em pauta, Adolfo Sachsida, ex-secretário de Política Econômica do governo de Jair Bolsonaro, comentou que seria um erro extinguir o saque-aniversário.