De acordo com o meteorologista da Defesa Civil, Felipe Theodorovitz, as temperaturas devem voltar a ultrapassar os 30ºC e há riscos de temporais isolados.
A segunda-feira (31) deve ter predomínio de sol, entre os Planaltos e Oeste do estado. “As temperaturas voltam a ultrapassar os 30°C, entre o Extremo Oeste e Oeste catarinense. Entre o litoral e o Vale do Itajaí áreas de instabilidade se formam entre a tarde e noite, provocando temporais isolados nestas áreas”, explicou o meteorologista.
Felipe acrescenta que uma massa de ar seco passa a predominar sobre o estado na terça-feira (01) e as temperaturas devem seguir altas no Oeste catarinense, sendo que em algumas cidades da região podem chegar aos 38°C. A condição deve permanecer até a quinta-feira (3). “Por conta do calor e umidade há chance de pancadas de chuva entre a tarde e noite, com risco de temporais isolados”, ressaltou.
Conforme o meteorologista, no Litoral, os ventos úmidos favorecem o aumento da nebulosidade, que pode provocar chuva fraca e isolada, entre a tarde e noite.
O meteorologista explica que uma frente fria pode passar pelo Litoral, entre sexta-feira e sábado (4-5). Segundo ele, a condição, aliada ao calor e umidade, pode favorecer a ocorrência de temporais pelo estado.
Mesmo com a passagem da frente fria, Felipe destaca que as temperaturas devem seguir acima dos 35°C em algumas áreas do Oeste e próximas deste valor no Litoral Sul.
Confira as temperaturas por região para segunda-feira (31), segundo previsão da Epagri Ciram:
Litoral Norte
- Máxima: 28ºC
- Mínima: 21ºC
Planalto Norte
- Máxima: 24ºC
- Mínima: 15ºC
Grande Florianópolis Litorânea
- Máxima: 27ºC
- Mínima: 20ºC
Grande Florianópolis Serrana
- Máxima: 25ºC
- Mínima: 15ºC
Vale do Itajaí
- Máxima: 28ºC
- Mínima: 18ºC
Litoral Sul
- Máxima: 28ºC
- Mínima: 17ºC
Planalto Sul
- Máxima: 24ºC
- Mínima: 12ºC
Meio Oeste
- Máxima: 28ºC
- Mínima: 15ºC
Oeste
- Máxima: 28ºC
- Mínima: 14ºC
Extremo Oeste
- Máxima: 34ºC
- Mínima: 16ºC