Em Santa Catarina, a iniciativa privada e o poder público se uniram para fomentar o desenvolvimento do setor tecnológico no Estado. A fim de incentivar o crescimento do setor, o programa ‘Entra 21’ seleciona candidatos até este domingo (27) para iniciar a formação em tecnologia, de forma gratuita, com vagas abertas em nove regiões catarinenses.
Destinado a pessoas maiores de 16 anos de idade e que residam em Santa Catarina, os 600 aprovados no processo seletivo poderão optar por fazer aulas nas modalidades EAD ou presencial.
Na modalidade presencial, o aluno optará pelo período em que deseja cursar as atividades, podendo ser matutino, vespertino ou noturno, de segunda a sexta-feira. Já as aulas online acontecem nas outras 16 cidades contempladas pelo Estado, também de segunda a sexta, em turnos diversos.
O objetivo do programa é suprir a grande demanda que há por profissionais da área no Estado e, por isso, é necessário que os candidatos estejam cursando ou concluindo o Ensino Médio ou Superior. O programa atende também pessoas com deficiência e imigrantes que buscam colocação no mercado de trabalho de qualidade.
Com taxa de empregabilidade 75% dos alunos no mercado de trabalho, o programa, que ainda oferece benefícios de vale-transporte para o ensino presencial, é financiado pelo Governo do Estado, por meio da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), pela Prefeitura de Blumenau e pelas empresas privadas de tecnologia de Santa Catarina.
Processo seletivo e atividades
Para integrar o programa, os interessados passarão por uma série de avaliações propostas. De início, é necessário que se preencha o formulário, neste link, até este domingo (27). Ali, questões como estudo, trabalho e residência serão respondidas pelo candidato.
Na sequência, um teste de raciocínio lógico é aplicado, a fim de avaliar a capacidade analítica e resolutiva dos concorrentes. Após concluir o teste, uma equipe técnica de recrutadores, psicólogos e especialistas em seleção ‘tech’ farão uma análise dos formulários, cruzando as informações com resultados obtidos pelos candidatos no teste de raciocínio lógico.
Esses resultados serão espelhados com a disponibilidade de vagas que há para a região, curso e turno escolhido pelo candidato. Essa etapa segue até o dia 3 de abril deste ano. Os candidatos aprovados seguem para a entrevista. Na ocasião, eles serão avaliados por um recrutador, como em uma entrevista de emprego. A lista final com os 600 selecionados, distribuídos em pelo menos 28 turmas, será publicada no próximo mês, sem data definida.
Aqueles que não forem aprovados poderão realizar a chamada ‘Trilha Profissional EAD’, voltado para o desenvolvimento de sistemas e outras especialidades de até 300 horas. Ao completar a atividade até o término do programa, o estudante também será considerado formado.
Na edição 2022, são 13 cursos ofertados na área, com especializações de 480 horas-aula, concluídas em até 6 meses, que abordam linguagens de programação e demais especializações, incluindo o ensino de idioma estrangeiro, sendo o inglês, ensinos sobre empreendedorismo e inovação, desenvolvimento humano e contabilidade e finanças.
Desde 2006, o Entra 21 já encaminhou mais de 5 mil jovens para empregos no ramo tecnológico no território catarinense, que é o quarto maior polo do Brasil no ramo, abrigando desde pequenas startups até as grandes multinacionais.
Fonte: NDMAIS