O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) anuncia a segunda retificação de seu Processo Seletivo 19/2022, que tem por objetivo o preenchimento de uma vaga destinada à contratação de Professor Visitante/Visitante Estrangeiro, a fim de ministrar aulas na área de engenharia de minas ou geologia, ou tecnólogo em mineração ou engenharia metalúrgica ou engenharia de materiais e metalúrgica, no Campus Araçuaí.
Na nota divulgada (retificação II), as inscrições foram prorrogadas para o período de 10 de março de 2022 a 3 de abril de 2022, por meio do envio da documentação especificado no edital, ao seguinte endereço de email: cgp.aracuai@ifnmg.edu.br. Também houve alteração na data da avaliação do Currículo Lates, passando a ser prevista para o dia 5 de abril de 2022, e apresentação oral do projeto no dia previsto de 12 de abril de 2022. A data da prova de desempenho didático também foi alterada, com aplicação prevista para 25 de abril de 2022.
Além disso, houve alteração na área de atuação, conforme já mencionado acima, e nos requisitos exigidos. Para concorrer a oportunidade ofertada, é necessário que o candidato seja portador do título de doutor na área de engenharia de minas ou geologia, ou tecnólogo em mineração ou engenharia metalúrgica ou engenharia de materiais e metalúrgica, no mínimo, há no mínimo dois anos, ou excepcionalmente, sem o título de doutor ou com este há menos de dois anos, desde que possua comprovada experiência em ensino, pesquisa e extensão tecnológicos ou reconhecimento da sua qualificação profissional. Além de ser docente ou pesquisador de reconhecida competência em sua área e ter produção científica relevante, preferencialmente nos últimos 5 (cinco) anos.
Ao ser contratado, o profissional deve exercer funções em jornadas de 40 horas semanais, referente a remuneração no valor que alterna entre R$ 3.130,85 a R$ 5.831,21.
Como forma de classificação, os candidatos serão avaliados mediante aplicação de avaliação do Currículo Lattes e apresentação oral do projeto, no qual o projeto deve ser enviado até o dia anterior. Além das etapas anteriores, os candidatos serão submetidos à fase de prova de desempenho didático.
De acordo com o edital de abertura, o Processo Seletivo terá validade durante 12 meses, contados a partir da publicação do edital de homologação, com possibilidade de ser prorrogado por igual período.