A Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) oferecerá, a partir do 2º semestre de 2022, cursos de licenciaturas gratuitos para professores da rede pública de ensino. A universidade obteve nota máxima no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, fundação ligada ao Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo garantir aos docentes o diploma de licenciatura na área em que atuam. A avaliação máxima do projeto institucional apresentado pela instituição também foi alcançada nos projetos individuais de cada curso de licenciatura oferecido.

O programa foi criado em 2014, mas esta é a primeira vez que a PUC Goiás participa, e com um projeto reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação e pela Capes. A nota máxima nos projetos institucionais e dos cursos garantiu à universidade um número recorde de vagas a serem oferecidas.

De acordo com o diretor da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás, professor Romilson Martins, o Parfor havia destinado 500 vagas para toda a região Centro-Oeste. “Mas como havia possibilidade de remanejamento de vagas de outras regiões e devido à qualidade dos projetos da universidade, foram destinadas 600 vagas para a PUC neste semestre e outras 600 para o próximo”, explica.

Aulas nos polos regionais e na PUC Goiás

A PUC Goiás vai ofertar vagas em três grandes polos: Ceres, Luziânia e Porangatu, que irão reunir cerca de 18 a 20 municípios do seu entorno. O projeto prevê 40% de aulas síncronas, além de aulas presenciais nos polos regionais e na própria sede da Escola de Formação de Professores, em Goiânia.

Romilson Martins explica que o projeto pedagógico das licenciaturas oferecidas pelo Parfor é o mesmo dos cursos regulares, com a vantagem de serem mais flexíveis. “Os cursos permitem flexibilidade no tempo de estudar e também no jeito de estudar”, assinala. Isso porque as aulas presenciais nos polos serão realizadas nos meses de janeiro e julho, quando os professores estão de férias. No último ano, as disciplinas de laboratório e práticas também serão realizadas nos mesmos meses.

Licenciatura gratuita

Os cursos de licenciatura oferecidos pela PUC Goiás via Parfor são totalmente gratuitos para os professores da educação básica em atuação na rede pública em todo o país. A Capes pagará bolsas aos alunos matriculados, que serão revertidas para a universidade para cobrir o valor da mensalidade, além de verba para manutenção dos cursos. O valor recebido pela instituição é correspondente ao número de alunos inscritos.

Como participar

Para participar, o professor da rede pública de educação básica, efetivo ou contratado, deve estar atuando em 2022 e ter feito o cadastro ou atualização do seu currículo na Plataforma Capes de Educação Básica até as 18h do dia 13 de julho (horário oficial de Brasília).

Feito isso, o professor candidato terá até o dia 18 de julho para realizar a pré-inscrição no sistema da Capes. Essa inscrição será validada, posteriormente, pela secretaria de Educação à qual está vinculado.

Cursos oferecidos

Polo Ceres

  • Educação Física
  • Letras
  • Matemática
  • Pedagogia

Polo Luziânia

  • Educação Física
  • Geografia
  • Pedagogia

Polo Porangatu

  • Biologia
  • Educação Física
  • Física
  • História
  • Letras
  • Matemática
  • Pedagogia
  • Química

Por que escolher a PUC Goiás?

Com mais de 60 anos de tradição na formação de professores, a PUC Goiás possui um projeto pedagógico reconhecido nacionalmente por sua inovação pedagógica, flexibilidade na organização curricular, sinergia e articulação entre os cursos, o que permite concluir dois cursos em até 5 anos e meio. Outro diferencial é seu corpo docente altamente qualificado, formado 100% por mestres e doutores.