A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) definiu que as inscrições do Vestibular de Verão 2023, para mais de 50 cursos gratuitos de graduação, ficarão abertas entre 7 de novembro e 16 de janeiro, pelo site udesc.br/vestibular.

Essa edição do vestibular também será realizada no modelo de processo seletivo especial, sem a realização de provas presenciais. Os candidatos poderão escolher um dos seguintes critérios para participar:

  • Nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): apenas para candidatos que prestaram a prova do Enem em 2018, 2019, 2020 ou 2021.
  • Média final geral de conclusão do ensino médio: apenas para candidatos que já concluíram o ensino médio.

O ingresso dos candidatos aprovados no Vestibular de Verão 2023 da Udesc será no primeiro semestre do próximo ano.

Motivos para escolher a Udesc

A Udesc é uma universidade pública que tem atualmente 12 centros de ensino instalados em nove municípios, além de cerca de 30 polos de educação a distância pelo Estado, e está entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil, conforme rankings do Ministério da Educação (MEC), e da América Latina e do mundo, como apontam rankings das organizações Times Higher Education (THE) e QS Top Universities.

Além do ensino de graduação, com cursos totalmente gratuitos (sem mensalidade), a Udesc é destaque nas áreas de pesquisa e pós-graduação, com mais de 200 grupos de pesquisa e mais de 95% dos professores efetivos com mestrado e doutorado, e de extensão, com 700 ações em diversas áreas, como educação, saúde e cultura, que atendem 600 mil pessoas anualmente.

A Udesc tem investido cada vez mais em atividades de inovação, em capacitação para o empreendedorismo e em oportunidades de internalização, com mais 20 bolsas de intercâmbio para acadêmicos de graduação por semestre e convênios com quase cem instituições de 25 países.

Na área de permanência estudantil, a Udesc oferece cerca de 700 auxílios de moradia, alimentação e transporte pelo Programa de Auxílio Financeiro aos Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica (Prafe), além de bolsas de apoio discente, iniciação científica, extensão e monitoria.