O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul (CBM-RS) anuncia Processo Seletivo destinado à formação de cadastro reserva de, no máximo, 40 guarda-vidas temporários.
Dessas 40 vagas, 20 são para guarda-vidas de águas internas, e as outras 20 são para águas de mar do litoral norte do estado.
Os candidatos que forem futuramente contratados realizarão salvamentos aquáticos sob supervisão do CBM, e os contratos durarão de novembro de 2022 à abril de 2023, período que pode se tornar menor de acordo com as necessidades do Corpo de Bombeiros.
Dentre os requisitos para participar estão:
- ser brasileiro;
- ter entre 18 e 55 anos;
- ensino fundamental completo;
- não ter antecedentes criminais;
- não ter sido demitido da mesma função ou desligado do Processo nos últimos três anos;
- estar quite com as obrigações eleitorais e do serviço militar obrigatório;
- passar nos exames físico e de saúde;
- não ter sido isentado do serviço militar obrigatório.
Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas pela internet, do dia 21 de outubro ao dia 4 de novembro, e os interessados poderão escolher a habilidade desejada, águas de mar ou internas.
Etapas
O Processo contará com quatro fases, sendo a primeira um exame de saúde e mental, a segunda um exame de aptidão física, e a terceira uma sindicância de vida pregressa, da qual participarão apenas aqueles que forem aprovados na segunda etapa.
A última fase será a capacitação técnica, composta por 120 horas de aula e 80 de estágio supervisionado, além de provas de suficiência técnica e física e de conhecimentos teóricos específicos. O período de realização ainda será definido e divulgado pela Academia de Bombeiros Militar.