📚 Black Friday: 12% OFF nas Apostilas!

Garanta agora o melhor material para seus estudos!

Aproveitar!
Início Notícias Concursos Jorginho Mello diz após ser eleito “Vou ser o governador da educação...

Jorginho Mello diz após ser eleito “Vou ser o governador da educação e do emprego”

0

Em Santa Catarina o governador eleito com 70,69% dos votos, Jorginho Mello (PL), falou pela primeira vez sobre o resultado das eleições. Ao lado de apoiadores, Jorginho agradeceu a confiança dos catarinenses. “Vamos trabalhar. Vou dedicar minha vida em favor desse Estado que amo. É esse compromisso que assumi e vou cumprir”, disse em coletiva de imprensa, em Florianópolis, onde acompanhou a apuração dos votos.

Jorginho Mello disse que quer ser reconhecido, ao final dos quatro anos de mandato, como o governador da educação e do emprego. “Vou fazer escola técnica para qualificar o jovem. Vou dar faculdade o que é um calvário para uma família humilde. Vou fazer um Pronampe catarinense para facilitar o acesso às linhas de crédito. Farei um programa para melhorar a assistência ao nosso produtor rural, fazer um seguro para a safra deles”, comentou.

O governador eleito destacou que terá um governo municipalista e salientou que conhece os 295 municípios catarinenses. “Acredito que tudo acontece no município. Vamos fazer parceria com os prefeitos. Vou respeitar todos eles e ver quais serão as obras mais importantes”.

Jorginho afirmou que não anunciará nenhum nome que deve integrar o seu governo a partir de 2023. “Só vou falar em nomes a partir de 1º de janeiro. Nossa equipe estava colhendo informações e dados, mas não tenho nenhum nome para anunciar em primeira mão”.

Sobre a eleição de Lula (PT) à presidência, Jorginho disse que pretende ter uma relação respeitosa. “Vamos ser inteligente e responsáveis para que Santa Catarina não perca nada”.

Ao lado de Jorginho Mello, foi eleita como vice-governadora Marilisa Boehm, de Joinville, no Norte do Estado. “Ela será uma peça fundamental nesse processo”.

Sobre Jorginho

Jorginho nasceu no dia 15 de julho de 1956 no município de Ibicaré, no Meio-Oeste de Santa Catarina. Filiado ao PL (Partido Liberal) ele preside o partido no Estado.

Filho de Oscar dos Santos Mello e de Célia Maria Mello. Casou com Elizete de Jesus Freitas Mello. É pai de Bruno e Felipe Freitas Mello. É graduado em Estudos Sociais (Unoesc), Administração (Unisul) e Direito (Unisul).

Foi gerente e diretor do BESC (Banco do Estado de Santa Catarina), entre 1975 e 2002. Iniciou a vida política aos 18 anos, eleito vereador de Herval d’Oeste, pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA), em 1976. Foi o mais jovem presidente de Câmara do Brasil, entre 1977 e 1978.

Jorginho assume o cargo de governador do Estado no dia 1º de janeiro de 2023, e até dezembro de 2022 cumpre o cargo de Senador da República por Santa Catarina.

Trajetória

Jorginho Mello foi deputado estadual por quatro mandados (1995-1999; 1999-2003; 2003-2007; 2007-2011). Assumiu o cargo de deputado federal por Santa Catarina de 2011 a 2015 e nas eleições de 2014, foi reeleito deputado federal ficando no cargo até 2019. Nas eleições de 2018 foi eleito Senador Federal por Santa Catarina, com 1.179.757 votos, correspondendo a 18,07% dos votos.

Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei complementar nº 167 de 24 de abril de 2019, que cria a Empresa Simples de Crédito, após emendas sugeridas por Jorginho.

Sair da versão mobile