Início Concursos Educação MEC oferta mais de 100 mil vagas em cursos on-line gratuitos

MEC oferta mais de 100 mil vagas em cursos on-line gratuitos

0

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), abriu as inscrições para mais de 100 mil vagas de cursos gratuitos para professores, gestores escolares e estudantes da educação básica, profissionais do setor público e privado e para a comunidade em geral.

A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Capes e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que disponibilizará novas temáticas de capacitação on-line. Entre as novas capacitações oferecidas estão os cursos em Gestão Escolar da Educação Básica; Gamificação no Ensino Inclusivo de Surdos; Alfabetização, Letramento e Tecnologias Digitais.

As inscrições podem ser realizadas através da plataforma Eskada

A capacitação em Gestão Escolar da Educação Básica, por exemplo, terá como objetivo auxiliar os educadores a identificarem e compreenderem fatores determinantes da gestão escolar em seus aspectos históricos, conceituais, metodológicos e legais.

Já o curso de Gamificação no Ensino Inclusivo de Surdos propõe a adoção da gamificação como uma estratégia significativa no processo de ensino e aprendizagem das múltiplas disciplinas escolares, contemplando a inclusão de estudantes surdos.

As aulas ocorrerão integralmente a distância e de forma virtual.

O conteúdo dos cursos e o formulário para inscrições podem ser encontrados na página da plataforma Eskada, mantida pela UEMA. Ao final do curso, todos os participantes receberão certificados de conclusão.

Conheça a plataforma Eskada

A ESKEsADA, foi desenvolvida pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em 2019 e conta com conceitos atuais e inovadores. De acordo com Ilka Serra, Coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Educação, a ideia de renovação surgiu através da demanda de tornar o processo de certificados mais extenso, envolvendo outros elementos de acompanhamento e avaliação.

Sendo assim, Ilka ressalta que começou então, em 2019, a análise de toda a plataforma, passando desde a infraestrutura até o conteúdo e recursos disponíveis. Foi então encontrada a necessidade de se desenvolver um novo ambiente, inovador e diverso.

No total, a plataforma desenvolvida pela UEMA conta com 83 mil estudantes felizes, 100 países acessando, 56 cursos no catálogo e mais de 3 mil atividades disponíveis. O uso de conceitos atuais no mercado permite a democratização do conhecimento por meio de uma plataforma leve, intuitiva e com conteúdos relevantes.

Sair da versão mobile