O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, autorizou a contratação temporária de 7.771 agentes de organização escolar (AOE), vinculados à Secretaria de Educação (SEE SP). O aval foi publicado no Diário Oficial do Estado de sábado, 11.
Desse total de oportunidades, 3.028 são para listagem final de aprovados em processos seletivos simplificados. As demais 4.743 são para substituição aos contratos temporários vigentes, simultaneamente a cada extinção contratual.
A carreira de agente de organização escolar tem como requisito o ensino médio completo. O salário inicial é de R$1.320 e a carga horária é de 40 horas semanais.
As vagas serão distribuídas entre as Diretorias de Ensino, que irão publicar os editais do processo seletivo nos próximos dias e serão responsáveis pela formulação e aplicação das provas, publicação do gabarito, período de recurso, resultado do recurso e classificação final.
Os aprovados de processos seletivos anteriores (válidos) serão convocados antes dos novos aprovados. De acordo com a SEE SP, em função da essencialidade do serviço, o início do exercício das funções será imediato: um dia após a sessão de escolha de vaga.
Os AOEs são fundamentais para o andamento das atividades do cotidiano escolar. Entre as responsabilidades da função estão: controle da movimentação dos estudantes nas dependências da escola, auxílio na manutenção da disciplina geral e contribuição com a gestão escolar na organização de atividades.
Para auxiliar nos seus estudos confira
Apostila Educação (Professor) para Concursos
Apostila O básico para Concursos – Área Educacional (Professor)
SEE SP terá novo concurso com 15 mil vagas para professor
Em setembro de 2022, o governo de São Paulo autorizou novo concurso com 15 mil vagas efetivas para professores. Desse quantitativo, 4.258 são para professores em Jornada Completa de Trabalho, caracterizada pela prestação de 25 horas semanais de trabalho.
As outras 10.742 oportunidades são para Jornada Ampliada de Trabalho Docente, com 40 horas semanais de trabalho.
Para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental o requisito é ter curso normal superior OU licenciatura em Pedagogia OU programa especial de formação pedagógica superior. Em todos os casos também é necessário ter habilitação em magistério nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Enquanto para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio a exigência é apresentar licenciatura nas áreas especificadas no edital. Por exemplo, Língua Portuguesa e Matemática.
Ainda não há um prazo para divulgação do edital. Mas, segundo a pasta, há intenção é que haja uma rápida contratação dos professores para atender as necessidades das unidades escolares.
As chances serão distribuídas entre todas as disciplinas que compõem o currículo escolar. Confira a nota, na íntegra, enviada pela Assessoria de Imprensa da SEE SP:
“A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informa que foi montada uma comissão, que está dando andamento ao edital. A Seduc trabalha para que haja uma contratação rápida e que atenda às necessidades pedagógicas da Pasta. As 15 mil vagas do concurso serão distribuídas entre todas as disciplinas conforme demanda das unidades escolares”.
Fonte: Folha Dirigida