Universidade de Montreal oferece bolsas para brasileiros

0

A Universidade de Montreal, na província do Québec, na Canadá, é uma das mais renomadas do mundo. Com mais de 135 anos, a instituição tem, ao todo, 13 faculdades e escolas afiliadas que formam a Université de Montréal (UdeM), que conta com mais de 66.500 alunos.

Anualmente a universidade oferece bolsas de estudo parciais para estudantes internacionais. Além disso, o Canadá é um dos países onde é possível trabalhar durante o curso e desenvolve uma política de atração de estudantes internacionais voltada para facilitar a vida de quem deseja estudar lá.

Como funcionam as bolsas da Universidade de Montreal

O subsídio cobre todas as taxas de matrícula e oferece até CAD$ 21. 593 por ano, dependendo do programa em que o estudante está ingressando. Para os alunos de graduação, há três tipos de bolsas de estudos que são divididas utilizando como critério o histórico acadêmico:

  • Nível A: CAD$ 12. 951 por ano;
  • Nível B: CAD$ 6.172 por ano;
  • Nível C: CAD$ 2.159 por ano.

Para os estudantes de mestrado, a bolsa é de CAD$ 10.046 por ano e contempla 45 créditos. Já para o doutorado, o valor é de CAD$ 21.593 por ano e contempla 45 créditos. Mais informações sobre as bolsas neste link.

Como se candidatar às bolsas de estudo no Canadá

Para se candidatar a uma bolsa de estudos no Canadá não é necessário fazer um pedido exclusivo solicitando a bolsa. Os estudantes estrangeiros que forem admitidos à universidade receberão uma resposta já com a proposta de bolsa da instituição.

Os requisitos para se candidatar à universidade, por sua vez, variam conforme o curso desejado. Via de regra, é necessário enviar diploma do nível de estudo mais alto já adquirido e histórico acadêmico, além de certificado de proficiência em francês no nível B2 ou superior no Quadro Europeu Comum de Referência.

Esses documentos devem ser enviados à universidade em inglês ou francês. Mais informações sobre os requisitos de candidatura de cada curso podem ser vistas no site da universidade. As inscrições devem ser feitas até, no máximo, 1 de setembro.