Segundo a Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta), o Canadá lidera a lista dos destinos mais procurados para fazer intercâmbio.

O baixo custo, segurança e excelente qualidade de vida, o governo do Canadá e instituições de ensino oferecem diversos incentivos para atrair intercambistas.

O país tem flexibilizado as regras de imigração e de intercâmbio nos últimos anos por conta da escassez de mão de obra qualificada. Uma das medidas adotadas é a permissão de trabalho para estudantes internacionais.

De acordo com a lei aprovada no ano passado, até 31 de dezembro de 2023, os estudantes poderão trabalhar mais de 20 horas por semana fora do campus, mesmo durante o período letivo. A medida é válida para cursos de longa duração como a graduação, e ajuda os intercambistas a se manterem no país.

Tipos de intercâmbio no Canadá

Apesar de ser um país bilíngue devido sua colonização inglesa e francesa, a predominância da língua adotada varia da localidade. O Quebec é o local em que se vê o francês ser mais utilizado, já em Toronto predomina o inglês.

Para quem é menor de 18 anos, fazer High School (equivalente ensino médio brasileiro) no Canadá é uma ótima opção. A qualidade do ensino médio canadense é de primeira, e os valores podem ser menores do que em outros países.

Foto: Pixabay

O Intercâmbio Teen é outra alternativa para quem pretende viver a experiência de estudar um idioma no exterior, sem ficar muito tempo fora. É ideal para quem quer conhecer o país durante as férias escolares no Brasil e, de quebra, aperfeiçoar o inglês ou francês!

Já para os intercambistas acima de 18 anos, o Canadá oferece uma gama de oportunidades. Os cursos de idiomas para estudar inglês ou francês e os que conciliam trabalho e estudo são os mais procurados pelos brasileiros, segundo o CI Intercâmbio.

Dicas úteis para quem deseja fazer intercambio no Canadá

Escolha uma cidade

O Canadá tem várias cidades que são populares para estudantes internacionais, como Vancouver, Toronto, Montreal e Calgary. Pesquise sobre cada cidade e considere fatores como clima, custo de vida e tamanho da cidade antes de fechar o intercâmbio.

Escolha uma escola

Existem muitas escolas no Canadá que oferecem cursos de inglês ou francês para estudantes internacionais. Pesquise escolas que ofereçam cursos que atendam às suas necessidades e orçamento. Verifique se a escola é credenciada e se oferece suporte para estudantes internacionais, como acomodação e assistência com vistos. A Belta tem uma lista de escolas certificadas.

Obtenha um visto de estudante

Se o seu plano é estudar no Canadá por mais de seis meses, precisará de um visto de estudante. Verifique os requisitos do visto de estudante e comece o processo de inscrição com bastante antecedência. Saiba mais aqui.

Reserve sua acomodação

Encontre acomodação na cidade escolhida, seja por meio da escola ou por conta própria. Alguns estudantes internacionais preferem ficar com uma família anfitriã para praticar a língua e experimentar a cultura local, enquanto outros optam por morar em residências estudantis ou apartamentos compartilhados.

Planeje suas finanças

Considere o custo de vida no Canadá e planeje suas finanças com antecedência. Além dos custos de acomodação, você precisará de dinheiro para alimentação, transporte e atividades extras.
Compre seu bilhete aéreo: Reserve seu voo para o Canadá com antecedência para obter as melhores tarifas.

Prepare-se para a viagem

Antes de iniciar sua viagem para o Canadá, verifique se você tem todos os documentos necessários, incluindo o visto de estudante, passaporte válido e documentos da escola. Prepare-se para a sua chegada, levando roupas apropriadas para o clima e dinheiro em moeda local. No inverno, as temperaturas costumam ficar abaixo dos -10ºC.

Com essas etapas, você estará pronto para começar seu intercâmbio no Canadá! Lembre-se de estar aberto a novas experiências e fazer o máximo para aproveitar a sua estadia no país.

Fonte: Catraca Livre