O governo de Luiz Inácio Lula da Silva decidiu suspender a implementação do novo ensino médio devido às críticas dos educadores e estudantes. Uma portaria será publicada em breve anunciando a interrupção da nova política, que foi aprovada em 2017 com o objetivo de tornar o ensino médio mais atrativo, implantar o ensino integral e evitar a evasão escolar.
O que é o novo ensino médio?
O novo modelo prevê que parte das aulas seja comum a todos os estudantes do país, direcionada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enquanto a outra parte seja escolhida pelos próprios alunos para aprofundar o aprendizado em áreas específicas. O novo ensino médio também ampliou a carga horária para pelo menos cinco horas diárias e a implementação ocorreria de forma escalonada até 2024.
Enem 2024
Com a suspensão, a implementação do Enem 2024 também ficaria adiada, o que afetaria o primeiro grupo de estudantes que completaria os três anos da etapa do novo ensino médio. O Enem 2024 levaria em conta não apenas as disciplinas regulares já avaliadas, mas também as optativas de áreas de conhecimento diversas.