O governador do Acre, Gladson Cameli, revelou na última quarta-feira, 5, a realização de um concurso público para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran AC). A seleção irá ofertar cerca de 100 vagas efetivas para profissionais de nível médio e superior.
Serão contemplados os cargos de:
- Assistente;
- Analista;
- Agente;
- Examinador de trânsito;
- Engenheiro civil;
- Analista de sistemas;
- Pedagogo.
Até o momento, não foram divulgados os valores dos salários, tampouco as datas para publicação do edital, inscrições e aplicação das provas. As oportunidades serão distribuídas entre as unidades do Detran AC na capital e no interior.
Atualmente, o Detran possui quatro unidades na capital e outras 13 cidades do Acre são atendidas pelas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). Em breve, Porto Walter também contará com um posto de atendimento.
O anúncio oficial do concurso foi realizado pelo governador durante a cerimônia de inauguração do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Cruzeiro do Sul.
“São oportunidades que precisamos criar para essa juventude e aqueles que querem dar sua contribuição ao Estado. Mesmo em um ano de incertezas econômicas, temos o apoio dos deputados estaduais e da bancada federal. Temos hoje um Detran com nova filosofia, com a arrecadação investida em saúde, segurança e área social. Estamos fazendo tudo aquilo que nos propusemos a fazer”, disse Gladson Cameli.
Este será o segundo concurso Detran AC para ingresso de servidores efetivos. O último ocorreu em 2009.
Com as recentes mudanças na lei estadual que regulamenta o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) dos servidores do Detran AC, os concursos do órgão passarão a exigir testes psicotécnico e toxicológicos.
Além de investigação social e criminal e de aptidão física para alguns cargos.