segunda-feira, abril 29, 2024
Ver mais

    Prefeitura de Foz do Iguaçu – PR prepara concurso com 200 vagas para a Guarda Municipal

    InícioDestaquesPrefeitura de Foz do Iguaçu - PR prepara concurso com 200 vagas...

    A Prefeitura de Foz do Iguaçu, localizada no estado do Paraná, está se preparando para realizar um novo concurso público com o objetivo de preencher 200 vagas na Guarda Municipal. Inicialmente, a proposta é contratar 100 agentes de segurança e formar uma lista de cadastro reserva com mais 100 vagas, que serão preenchidas à medida em que o processo de reforma da previdência for concluído.

    O prefeito Chico Brasileiro anunciou essas informações na última quinta-feira, dia 6, juntamente com um conjunto de medidas destinadas a reforçar a segurança nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

    O prefeito criou uma comissão para o concurso da Guarda Municipal que terá 30 dias para a elaboração do edital.

    “Estamos criando uma comissão que terá trinta dias para apresentar o edital para a contratação de novos guardas municipais. Assim que o município consiga baixar o índice de folha, tendo em vista a conclusão da reforma da previdência, vamos conseguir abrir o concurso”, garantiu o prefeito.

    Essa redução no índice de folha de pagamento de pessoal visa garantir o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

    Atualmente, a Guarda Municipal tem 220 servidores atuando nas áreas administrativas, na segurança pública e patrimonial. O município ainda possui 93 agentes patrimoniais, que reforçam a segurança nas escolas que ofertam a EJA (Educação de Jovens e Adultos) no período noturno, nos centros de convivência escola bairro e demais prédios públicos.

    Desde meados de 2022, a realização do novo concurso para Guarda Municipal de Foz do Iguaçu estava em estudo.

    Os guardas são responsáveis por exercer a vigilância sobre os bens públicos, garantir o funcionamento dos serviços de responsabilidade do município e prestar colaboração à Defesa Civil.

    Último concurso Guarda de Foz do Iguaçu PR foi há dez anos

    A Prefeitura de Foz do Iguaçu não abre concursos para ingresso na Guarda Municipal desde 2003. No último edital, foram oferecidas 50 vagas, sendo 35 para homens e 15 para mulheres.

    Para se inscrever foi necessário atender aos seguintes requisitos:

    • Idade igual ou superior a 18 anos, completos até a data da posse;
    • Primeiro Grau completo até a data da posse;
    • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em qualquer categoria.

    O concurso foi composto pelas seguintes etapas: Prova Escrita de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório; Prova de Aptidão Física, Avaliação Psicológica, Investigação de Conduta e Exame Médico Admissional, todos de caráter eliminatório.

    Por sua vez, a Prova Escrita de Conhecimentos apresentou 50 questões de múltipla escolha, divididas em: 15 questões de Legislação Específica; 15 de Conhecimentos Gerais e Atualidades; 10 de Língua Portuguesa; cinco de Matemática e cinco de Conhecimentos Gerais de Foz do Iguaçu e do Estado do Paraná.

    Já na Prova de Aptidão Física foram exigidos os exercícios de: Corrida de Resistência; Corrida de Velocidade; Salto à Distância; Equilíbrio; e remador.

    Fonte: Folha Dirigida

    Mais notícias