Foram anunciados três Concursos Públicos pelo Serviço de Seleção de Pessoal da Marinha (SSPM), com o objetivo de preencher um total de 36 vagas em três quadros distintos: o Quadro de Capelães Navais, o Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha e o Corpo de Engenheiros da Marinha.
As áreas estão separadas entre os respectivos editais:
- Quadro de Capelães Navais – CAPNAV – SSPM: Religião Assembleia de Deus (1);
- Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha– CP T – SSPM: Arqueologia (1); Comunicação Social (1); Direito (2); Estatística (1); Informática/Especialidade Banco de Dados (1); Informática/Especialidade Desenvolvimento de Sistemas (1); Informática/Especialidade Infraestrutura de TI (1); Informática/Especialidade Segurança da Informação (1); Meteorologia (1); Museologia (1); Oceanografia (1); Pedagogia (1); Psicologia (1); Segurança do Tráfego Aquaviário (2);
- Corpo de Engenheiros da Marinha – CP CEM – SSPM: Engenharia Aeronáutica (1); Engenharia Cartográfica (1); Engenharia Civil (2); Engenharia de Produção (1); Engenharia de Sistemas de Trabalho (1); Engenharia de Telecomunicações (2); Engenharia Elétrica (2); Engenharia Eletrônica (1); Engenharia Mecânica (8); Engenharia Mecânica de Aeronáutica (1); Engenharia Mecatrônica (1); Engenharia Nuclear (2).
E para auxiliar nos seus estudos confira
Apostila Marinha do Brasil 2023 – Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais
Apostila Marinha do Brasil 2023 – Praças de 2ª Classe da Reserva da Marinha (RM2)
Apostila Marinha do Brasil 2023 – Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM)
O objetivo dos Concursos Públicos lançados pelo Serviço de Seleção de Pessoal da Marinha (SSPM) é preencher 36 vagas em três quadros diferentes: o Quadro de Capelães Navais, o Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha e o Corpo de Engenheiros da Marinha. Para se candidatar, é necessário que o indivíduo esteja em dia com suas obrigações eleitorais e, para os homens, que tenham entre 30 e 40 anos para o Quadro de Capelães Navais e menos de 35 anos até 30 de junho de 2024 para as outras áreas. É preciso ter concluído ou estar em fase de conclusão do ensino superior e, no caso de capelães, ter pelo menos três anos de experiência pastoral. A altura mínima exigida é de 1,54m e a máxima de 2m.
Algumas oportunidades serão destinadas a candidatos que se enquadram nos critérios estabelecidos no edital.
O candidato aprovado e classificado no resultado final realizará o Ensino Militar do Curso de Formação de Oficiais (CFO), no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), no Rio de Janeiro. Durante o curso, o valor da remuneração será de R$ 9.070,60, além de alimentação, uniforme e assistência médica, odontológica, psicológica, social e religiosa.
As inscrições podem ser feitas pelo site da Marinha, a partir das 8h do dia 29 de maio de 2023 até as 23h59 do dia 11 de junho de 2023, e a taxa de inscrição é de R$ 140,00.
É possível solicitar isenção do pagamento da taxa entre os dias 29 e 31 de maio de 2023, desde que o candidato atenda aos requisitos estabelecidos no edital.
A avaliação dos candidatos será realizada por meio de prova escrita e redação para todos os cargos, teste discursivo para os auxiliares e engenheiros da Marinha, tradução de texto para os engenheiros, além de eventos complementares, como verificação de dados biográficos, inspeção de saúde, teste de aptidão física, prova de títulos, avaliação psicológica e verificação de documentos.
A prova objetiva está prevista para o dia 30 de julho de 2023.