As inscrições para o Vestibular de Inverno 2023 da Udesc começaram hoje, com duas formas de seleção para 1.188 vagas em 39 cursos presenciais e a distância.

Os candidatos poderão concorrer das seguintes formas: por meio da prova presencial, com pagamento da taxa de inscrição, de R$ 110; por meio do histórico escolar do ensino médio, com inscrição gratuita; e pelas duas opções ao mesmo tempo, aumentando assim as chances de aprovação. As inscrições poderão ser feitas até 22 de maio, em udesc.br/vestibular.

A seleção pela prova presencial tem, ao todo, 829 vagas em cursos presenciais e a distância oferecidos em unidades e polos de apoio presencial de 13 municípios catarinenses (veja abaixo). Clique aqui para ver o edital e realizar a inscrição.

Já a seleção pelo histórico do ensino médio oferece 394 vagas para os mesmos cursos e municípios. Clique aqui para ver o edital e realizar a inscrição.

Nas vagas de cada uma das duas seleções, há reserva de 30% pelo Programa de Ações Afirmativas da Udesc, sendo 20% para os candidatos que fizeram todo o ensino médio na rede pública e 10% para candidatos negros.

Acesse o Guia de Cursos Udesc e a playlist de vídeos da graduação da Udesc.

Municípios com vagas

Confira os cursos que estão sendo oferecidos:

  • Balneário Camboriú (Cesfi): Administração Pública e Engenharia de Petróleo;
  • Caçador (Cesmo): Sistemas de Informação;
  • Chapecó (CEO): Enfermagem e Zootecnia;
  • Florianópolis (Cead): Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Florianópolis (Cefid): Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura) e Fisioterapia;
  • Florianópolis (Esag): Administração, Administração Pública e Ciências Econômicas;
  • Florianópolis (Faed): Geografia (Bacharelado), História (Licenciatura) e Pedagogia;
  • Ibirama (Ceavi): Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Engenharia de Software;
  • Joinville (CCT): Ciência da Computação, Engenharia (Civil, de Produção e Sistemas, Elétrica e Mecânica), Física (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Química (Licenciatura) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Lages (CAV): Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária;
  • Lages (Cead): Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Laguna (Ceres): Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas (Biodiversidade e Conservação) e Engenharia de Pesca;
  • Palhoça (Cead): Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Pinhalzinho (CEO): Engenharia Química;
  • São Bento do Sul (Ceplan): Engenharia de Produção – Habilitação Mecânica e Sistemas de Informação;
  • São José (Cead): Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Tubarão (Cead): Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Novos cursos em TI

Dentre os cursos oferecidos, está a primeira graduação do Centro de Educação Superior do Meio-Oeste (Cesmo), nova unidade presencial da universidade em Caçador, que abrirá 30 vagas pelo vestibular, além de outras 10 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Já as vagas para a modalidade de ensino a distância são para o novo curso EAD de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em cinco polos de apoio presencial: Florianópolis, Lages, Palhoça, São José e Tubarão.

“Com esses dois novos cursos da Udesc em tecnologia da informação e comunicação, a universidade ajuda a atender demandas do governo e da sociedade catarinense na área, tendo em vista o déficit atual do mercado, de cerca de dez mil profissionais, conforme dados mais recentes da Associação Catarinense de Tecnologia”, destaca o reitor da Udesc, Dilmar Baretta.

Isenção de taxa para prova

Até 2 de maio, estará aberto o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição para a prova. Podem requerer esse benefício os candidatos que estiverem amparados pela Lei Federal nº 13.656/2018 e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e forem membros de família de baixa renda; e também os doadores de sangue e de medula, amparados pela Lei Estadual nº 10.567/1997.

A prova será aplicada em 25 de junho, pela manhã e à tarde, e terá questões objetivas e redação.

O listão dos classificados em primeira chamada, tanto da prova quando da seleção pelo histórico do ensino médio, será publicado a partir de 12 de julho, no site udesc.br/vestibular. Os aprovados começarão a ter aulas no segundo semestre letivo de 2023, com início em 31 de julho.