A Comissão Fulbright está com inscrições abertas para até 20 bolsas integrais de doutorado pleno nos Estados Unidos, destinadas a pesquisadores de todas as áreas. As inscrições podem ser feitas até 30 de abril.
Os bolsistas selecionados terão suas taxas administrativas e acadêmicas pagas diretamente pela comissão à universidade de destino. Além disso, receberão um auxílio financeiro mensal, que varia de acordo com o campus, e um adicional de 50% desse valor para cobrir as despesas de um dependente (cônjuge ou filho).
Além dos benefícios já mencionados, a bolsa de doutorado pleno oferecida pela Comissão Fulbright também inclui seguro de saúde para o bolsista e seu dependente, passagens de ida e volta entre Brasil e Estados Unidos e auxílio de US$ 1.300 (cerca de R$ 6.570) para o bolsista se instalar no local de estudo.
Os selecionados para a bolsa estarão isentos das taxas do visto J-1 para os Estados Unidos. Vale lembrar que esses benefícios são válidos pelos três primeiros anos do doutorado, e a partir do quarto ano, caberá à universidade de destino arcar com as taxas acadêmicas e administrativas, além dos valores de subsistência. A bolsa tem duração máxima de seis anos.
Como se inscrever para as bolsas da Fulbright?
A Comissão Fulbright exige alguns requisitos para candidatar-se às bolsas integrais de doutorado pleno nos Estados Unidos. É necessário ter nacionalidade brasileira, residir no Brasil durante a candidatura e ter ao menos um diploma de bacharelado reconhecido pelo MEC. O candidato também deve apresentar um certificado com nota no teste GRE e um certificado de proficiência em língua inglesa (TOEFL) com uma pontuação mínima de 102 pontos na modalidade IBT.
Durante o processo de inscrição, o candidato deve apresentar históricos acadêmicos em inglês (sem necessidade de tradução juramentada), currículo em inglês (máximo de três páginas), certificados de GRE e proficiência em inglês, e currículo Lattes em PDF. Além desses documentos, o candidato deve fornecer os contatos de três pessoas que enviarão, cada uma, uma carta de recomendação. O pesquisador também deve indicar três universidades de interesse para a sua proposta de doutorado, com justificativas. Todas as informações adicionais sobre o programa de bolsas podem ser encontradas no edital.