Foi divulgado pela Universidade Federal do Amapá (Unifap) o edital de cinco projetos de extensão que oferecerão gratuitamente diversas qualificações para a comunidade interna e externa da instituição.

No total, são disponibilizadas 2.270 vagas nas áreas de libras, literatura, qualificação profissional, idiomas e preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O prazo de inscrição varia de acordo com cada projeto. De acordo com Melque Lima, coordenador do Programa de Formação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (Profid), o objetivo é atender a população que necessita desses cursos e não tem condições de frequentá-los em instituições privadas, por exemplo.

Editais do Profid/Unifap

Veja os detalhes de cada curso:

Libras para a comunidadeInscrições iniciam terça–feira (09/05)
Capacita pessoas para desenvolver comunicação básica e intermediária entre pessoas surdas e não surdas nos diversos contextos sociais, além de despertar o interesse pelo aprendizado da língua de sinais e proporcionar um importante instrumento de comunicação e inclusão social no Amapá.

Literaturas do NorteInscrições iniciam terça-feira (16/05)
O curso terá como público-alvo professores, educadores sociais, estudantes de graduação em Letras e de áreas afins, estudantes oriundos de cursos de pós-graduação em Letras e de áreas afins, profissionais de Letras e de áreas afins, bibliotecários, profissionais e/ou pesquisadores de cadeias produtivas do livro, escritores, editores e demais interessados no temas.

Jovem VisionárioInscrições na terça-feira (16/05)
O curso terá como público-alvo acadêmicos, servidores da Unifap e pessoas da comunidade em geral. O objetivo principal é qualificar os jovens e adultos participantes do projeto, com conhecimentos específicos para ingresso no mercado de trabalho.

Jovem BilíngueInscrições na segunda-feira (15/05)
O curso terá como público-alvo jovens a partir de 16 anos da comunidade em geral, com o objetivo de desenvolver uma comunicação básica em idiomas, inglês ou francês, em diversos contextos sociais, bem como despertar o interesse pelo aprendizado da língua estrangeira, proporcionando um importante instrumento de comunicação.

Escreve AmapáInscrições terça-feira (16/05)
O curso terá como público-alvo alunos das redes pública e privada que estejam cursando o Ensino Médio ou que já tenham concluído seus estudos na Educação Básica, onde será ofertado curso de redação para o Enem.