terça-feira, abril 30, 2024
Ver mais

    Marinha retifica Concurso Público de Admissão para Curso de Formação com 40 vagas

    InícioConcursos NacionaisMarinha retifica Concurso Público de Admissão para Curso de Formação com 40...

    O Serviço de Seleção Pessoal da Marinha (SSPM) divulgou um novo Concurso Público com o objetivo de preencher 40 vagas no Curso de Formação para o Corpo Auxiliar de Praças da Marinha (CP-CAP) 2023, nos quadros de Auxiliar Técnico de Praças (QATP) e Técnico Industrial de Praças (QTIP).

    Segundo o documento (Retificação I), altera-se determinado subitem relacionado ao conteúdo programático do Quadro de Auxiliar Técnico de Praças.

    As áreas estão distribuídas da seguinte forma:

    Quadro Auxiliar Técnico de Praças: Administração (4); Estatística (1); Administração Hospitalar (4); Edificações (2); Geografia e Cartografia (1); Higiene Dental (3); Meteorologia (2); Nutrição e Dietética (1); Processamento de Dados (5); Prótese Dentária (1); Química (2); Telecomunicações (2).
    Quadro Técnico Industrial de Praças: Eletrônica (2); Estruturas Navais (2); Mecânica (2); Metalurgia (1); Motores (2); Marcenaria (1); Eletrotécnica (2). Consulte o edital

    E para auxiliar nos seus estudos confira

    Apostila Marinha do Brasil 2023 – Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais
    Apostila Marinha do Brasil 2023 – Praças de 2ª Classe da Reserva da Marinha (RM2)
    Apostila Marinha do Brasil 2023 – Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM)

    Para concorrer às vagas, os candidatos devem ter no mínimo 18 anos completos e menos de 25 anos até 30 de junho de 2024; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (para candidatos do sexo masculino); ter concluído ou estar em fase de conclusão do curso técnico de nível médio correspondente à habilitação desejada até a data da matrícula no curso; altura mínima de 1,54m e máxima de 2m, entre outros requisitos. Haverá reserva de vagas para candidatos que se enquadrem nos critérios estabelecidos no edital.

    O candidato aprovado e classificado no Resultado Final da Seleção (RF) e no Período de Adaptação (PA) participará do Curso de Formação de Cabo (C-FCB) no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), localizado no Rio de Janeiro.

    O curso tem como objetivo preparar o Grumete para exercer funções de acordo com suas qualificações, proporcionando a capacitação necessária por meio do ensino militar-naval e profissional. Após a conclusão do Curso de Formação de Cabo, os Cabos serão designados de acordo com as necessidades da Marinha do Brasil em todo o país, cumprindo um Estágio Inicial (EI) para avaliação de desempenho ao longo do primeiro ano de serviço.

    As inscrições devem ser feitas através do site do SSPM, a partir das 8h do dia 19 de junho de 2023 até às 23h59 do dia 2 de julho de 2023, com taxa de inscrição no valor de R$ 65,00. Os candidatos que estiverem inscritos no Cadastro Único com renda familiar mensal per capita igual ou inferior a meio salário mínimo, ou que sejam doadores de medula óssea, poderão solicitar isenção da taxa de inscrição entre os dias 19 e 25 de junho de 2023.

    O processo seletivo consistirá em prova escrita, redação, procedimento de heteroidentificação complementar e autodeclaração

    Mais notícias