No Diário Oficial da União de hoje, 22, foi divulgado o edital do Programa Mais Médicos, com um total de 5.970 vagas disponíveis em todo o Brasil.
De acordo com o edital, as vagas estão distribuídas nos seguintes estados: Acre (56), Alagoas (35), Amazonas (475), Amapá (67), Bahia (278), Ceará (307), Distrito Federal (52), Espírito Santo (135), Goiás (188), Maranhão (246), Minas Gerais (371), Mato Grosso do Sul (52), Mato Grosso (91), Pará (590), Paraíba (53), Pernambuco (166), Piauí (66), Paraná (327), Rio de Janeiro (253), Rio Grande do Norte (70), Rondônia (73), Roraima (164), Rio Grande do Sul (541), Santa Catarina (211), Sergipe (29), São Paulo (1.028) e Tocantins (46).
Os contratos terão duração de 48 meses, podendo ser prorrogados pelo mesmo período, e os médicos selecionados receberão uma bolsa-formação no valor de R$ 12.386,50, além de outros benefícios especificados no edital.
Podem participar do programa médicos formados em instituições de ensino superior brasileiras ou com diplomas reconhecidos no país, médicos brasileiros formados em instituições de ensino superior estrangeiras com autorização para exercer a medicina no exterior, e médicos estrangeiros com habilitação para o exercício da medicina no exterior.
É necessário cumprir os seguintes requisitos: possuir certificado de conclusão de curso ou diploma de graduação em medicina de uma instituição de ensino superior brasileira legalmente estabelecida e certificada pela legislação vigente; ou possuir diploma de graduação em medicina obtido em instituição de ensino superior estrangeira e revalidado no Brasil de acordo com a lei; ter habilitação regular para o exercício da medicina, com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).
Os interessados devem se inscrever por meio do Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) no período de 26 a 31 de maio de 2023. Os médicos devem preencher um formulário eletrônico com as informações solicitadas e fornecer as declarações que serão registradas no Termo de Aceite.
Após a validação da inscrição, de 1º a 5 de junho, os candidatos poderão indicar até dois locais de preferência para atuação.
A seleção dos médicos levará em consideração critérios relacionados à titulação, formação e experiência prévia no Programa Mais Médicos. Em caso de empate, terão prioridade os candidatos com residência mais próxima do local de atuação, aqueles com mais tempo de formado e os mais velhos.