O Ministério de Assuntos Exteriores e Cooperação Internacional (MAECI) da Itália está oferecendo bolsas de pós-graduação. As bolsas são destinadas a cursos de mestrado, doutorado, pesquisa, educação superior em artes, além de cursos de língua e cultura italiana. As inscrições estarão abertas até o dia 9 de junho.

A duração das bolsas oferecidas pelo governo italiano varia de seis a nove meses, exceto para os cursos de língua e cultura italiana, que têm uma duração de três meses.

Em todos os casos, as bolsas terão início em novembro de 2023 e terão duração máxima até outubro de 2024.

Os bolsistas receberão uma bolsa mensal no valor de €900 (R$4.821) para cobrir seus gastos durante a estadia no país. Além disso, eles terão seguro saúde durante todo o período na Itália. No entanto, é importante ressaltar que nem todos os cursos oferecem isenção das taxas de matrícula.

De acordo com o programa de bolsas, a isenção de taxas deve ser avaliada de acordo com cada curso. Os cursos de língua e cultura italiana, porém, não oferecem isenção dessas taxas, embora sejam mais baratos em comparação.

Como se candidatar às bolsas do governo italiano:

O primeiro passo para se candidatar às bolsas do governo italiano é escolher o curso desejado. Isso pode ser feito por meio desta página no portal do MAECI.

É importante destacar que as bolsas são válidas apenas para os programas mencionados acima: mestrado, doutorado, pesquisa, educação superior em artes e língua e cultura italiana.

Cada curso possui requisitos específicos de admissão. No entanto, em todos os casos, é necessário apresentar o diploma do nível de estudos anterior: graduação para os programas de mestrado, conclusão do mestrado para os programas de doutorado, e assim por diante.

Além disso, é necessário comprovar proficiência em língua inglesa ou italiana. Para todos os cursos, é necessário comprovar um nível mínimo de proficiência de B2 ou superior, conforme o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.

A exceção são os cursos de língua e cultura italiana, nos quais é necessário comprovar um nível mínimo de proficiência de A2 em italiano.

Alguns programas também possuem restrições de idade. Os candidatos aos cursos de mestrado, educação superior em artes e língua e cultura italiana devem ter no máximo 28 anos. Para os cursos de doutorado, a idade máxima é de 30 anos, e para os programas de pesquisa, a idade máxima é de 40 anos.

Após observar essas restrições, os candidatos podem se inscrever para a bolsa por meio desta página até o dia 9 de junho.